Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43345
Código de Localidade: 3525904
Município: Jundiaí
Tipo de material: fotografia
Título: Instituto de Educação Experimental de Jundiaí : Jundiaí, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola tem suas raízes na vinda de uma parte do “Colégio Florence”, de Campinas, para Jundiaí, por ocasião do surto de febre amarela em 1927. Em anexo a esse colégio, em 04 de maio de 1928, foi instalada a “Escola Normal Livre de Jundiaí”. Em 15 de fevereiro de 1931, a Escola Normal passou a funcionar independentemente do Colégio, com a denominação de “Ginásio e Escola Normal de Jundiaí”, um estabelecimento particular de ensino. Em 1935, instalou-se o “Ginásio e Escola Normal Álvares Azevedo”, sob inspeção federal, ainda como escola particular. Pelo decreto nº15.024, de 11 de setembro de 1945, o Governo Estadual encampou o Ginásio, passando a denominar-se “Ginásio Estadual e Escola Normal de Jundiaí”, com o início oficial em 11 de maio de 1946, data considerada de fundação desta atual Escola.
Em 1947, a escola passou a ter 2° ciclo e teve seu nome alterado para “Colégio Estadual e Escola Normal de Jundiaí”. Em 1953, passa denominar “Instituto de Educação de Jundiaí”. No ano de 1960 é implantado setes classes experimentais do ginásio e colegial, sendo estendido para toda escola em 07 de abril de 1964. No ano seguinte, passa a denominar-se “Instituto de Educação Experimental de Jundiaí”, trazendo autonomia no desenvolvimento da pesquisa e do trabalho pedagógico; a Escola passa a ter autonomia para selecionar professores, organizar currículo, reuniões e critérios de avaliação, ficando subordinada diretamente ao Conselho Estadual de Educação. Em 1971 é aprovada a reforma de Ensino e a escola teve que reformular e adequar seus currículos.
Em 1976, é alterada para “Escola Estadual Experimental de 1º e 2º Graus e de Educação Infantil de Jundiaí”, e novamente no mesmo ano muda para “Escola Estadual de 1º e 2º Graus Experimental de Jundiaí”. Após reformas estaduais tornou-se “EEPSG Jundiaí”, como outras, desde 1975, escola de atendimento aos alunos pela setorização da rede física. Mediante Decreto do legislativo, a partir de 23 de julho de 1983, a escola passou para a denominar-se “EEPSG Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto”, em homenagem ao primeiro prelado da Diocese de Jundiaí. Atualmente a escola denomina-se “Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto”, também conhecida como “Escola Bispo”.
Disponível em: http://dejundiai.com/download/ESCOLAS/Plano%20de%20Gestao2011_2014/PLANO%20DE%20GEST%C3O%202011-2014%20-%20BISPO.pdf. Acesso em: ago. 2015.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Jundiaí (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Colégio Estadual e Escola Normal de Jundiaí; Colégio Florence; EE Bispo Couto; EE Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto; EEPSG Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto; EEPSG Jundiaí; Escola Bispo; Escola Estadual Bispo Couto; Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto; Escola Estadual de 1º e 2º Graus Experimental de Jundiaí; Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Experimental de Jundiaí; Escola Estadual Experimental de 1º e 2º Graus e de Educação Infantil de Jundiaí; Escola Estadual Experimental de Primeiro e Segundo Graus e de Educação Infantil de Jundiaí; Escola Normal Livre de Jundiaí; Ginásio e Escola Normal Álvares Azevedo; Ginásio e Escola Normal de Jundiaí; Instituto de Educação de Jundiaí


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística