Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43096
Código de Localidade: 3303302
Município: Niterói
Tipo de material: fotografia
Título: [Avenida Visconde do Rio Branco] : Correios e Telégrafos : Niterói, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Avenida Visconde do Rio Branco (antiga Rua da Praia) foi durante grande parte da história de Niterói a principal via da cidade. Não apenas por se constituir no local por onde os moradores e visitantes chegavam do Rio de Janeiro, através do transporte marítimo, como por ser a “vitrine” de Niterói, sediando as principais lojas e divertimentos da cidade, inclusive a maior parte das salas de cinema da cidade na primeira metade do século XX. Era também a avenida para onde os moradores iam para “ver e serem vistos”, desfilando pela rua, vendo as vitrines, e parando nos cafés e restaurantes
Disponível em: http://cinemasdeniteroi.blogspot.com.br/2014/06/mapa-historico-do-comercio-da-av_28.html. Acesso em: jul. 2015
Localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 481, a Agência Central dos Correios e Telégrafos de Niterói foi construída em 1914, para abrigar a agência dos Correios e Telégrafos. O autor do projeto foi Antônio Vannini, que seguiu o estilo eclético de gosto francês dos grandes edifícios públicos do início da era republicana. O aspecto palaciano das agências de Correios e Telégrafos espalhadas pelo país àquela época atesta a importância da instituição, símbolo de modernidade e tecnologia. A Agência Central em Niterói é um edifício de três pavimentos com dois corpos laterais elevados em torreões cobertos por cúpulas de ardósia que lhe conferem uma monumentalidade que pode ser percebida à distância por quem se aproxima da cidade pela baía. Originalmente esse edifício dialogava com a antiga estação de barcas, destruída em incêndio nos anos 1950. O tombamento provisório ocorreu em 27 de agosto de 1990.
Disponível em: http://www.inepacnovo.rj.gov.br/modules.php?name=Guia&file=consulta_detalhe_bem&idbem=143. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Edifícios dos correios; Niterói (RJ); Rio de Janeiro (Estado); Ruas; Telégrafo

Título Secundárias: Agência Central dos Correios e Telégrafos de Niterói


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página