Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42328
Código de Localidade: 3205309
Município: Vitória
Tipo de material: fotografia
Título: Ilha do Príncipe : [Rio Santa Maria da Vitória] : Ponte Florentino Avidos : Vitória, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Bairro da Ilha do Príncipe, hoje anexado a Vitória, no passado, era de fato uma ilha e localizava-se entre Vitória e o continente. O interesse do governo por essa área começou na gestão de Florentino Avidos com a construção da Ponte Florentino Avidos . Juntamente com as pontes, e para viabilizá-las, foram feitos os primeiros aterros na Ilha do Príncipe, em 1928. Em 1957 foi aprovada uma Lei Municipal que autorizava o executivo a aterrar a área do mar localizada entre a Ponte Florentino Avidos e o Cais Schimidt. Em 1960, de acordo com o relatório da Secretaria de Viação e Obras Públicas, foi realizado grande área de aterro na Ilha do Príncipe para incorporar esta a Vitória. O projeto recebeu colaboração do Porto de Vitória e de outros órgãos técnicos. A partir de 1969 as obras de urbanização da Ilha do Príncipe passaram a ser coordenadas pela Companhia de Melhoramento e Desenvolvimento Urbano S.A. (COMDUSA). Em 1980 foi realizado aterramento, enrocamento e captação de esgotos no trecho entre a Ilha do Príncipe e o bairro Santo Antônio, o objetivo deste projeto, além de recuperar e urbanizar esta área, era o de sua comercialização. Este aterro recebeu a rodoviária de Vitória e com a sua finalização, a paisagem da cidade foi radicalmente transformada, a Ilha do Príncipe deixou de ser ilha e passou a ter uma nova relação visual com o entorno.
Disponível em: http://legado.vitoria.es.gov.br/regionais/bairros/regiao2/ilhadoprincipe.asp. Acesso em: maio 2014.
O Rio Santa Maria da Vitória nasce no município de Santa Maria de Jetibá, suas águas percorrem 122 quilômetros até desaguar na Baía de Vitória. A área de drenagem da sua bacia hidrográfica é de 1844 km2 e abrange cinco municípios da Estado: Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória. O Rio é um dos principais mananciais do Espírito Santo. Juntamente com o Rio Jucu ele é responsável pelo abastecimento de água da Grande Vitória, abastece a parte continental da capital e o município da Serra.
Disponível em: http://www.ecobacia.org/regioes_es.html>. Acesso em: maio 2014.
A Ponte Florentino Avidos foi construída pelo Governo do Estado, entre os anos de 1924 e 1928, durante a gestão do Governador de mesmo nome. Foi construída para servir de ligação entre cais portuário e o continente, o material utilizado em sua estrutura foi inteiramente importado da Alemanha. A Ponte tem cinco módulos de estrutura metálica, razão pela qual também é muito conhecida como Cinco Pontes. Tombada pelo CEC em 04/86.
Disponível em: http://www.iia.com.br/guias/pontes.asp. Acesso em: maio 2014.
Disponível em:http://www.secult.es.gov.br/patrimonios/imoveis/page:3. Acesso em: maio 2014.


Assuntos:
Cidades e vilas; Espírito Santo (Estado); Habitações; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas; Vitória (ES)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página