Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42164
Código de Localidade: 5002704
Município: Campo Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Estátua de Ary Coelho : Praça Ary Coelho : Campo Grande, MS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A estátua é do prefeito de Campo Grande no início da década de 1950, o Dr. Ari Coelho foi assassinado em Cuiabá no dia 21 de novembro de 1952. A estátua de bronze, de corpo inteiro, inaugurada em fevereiro de 1954, data em que completaria 44 anos de idade. O monumento tem impressas nas laterais a primeira ambulância adquirida pela Municipalidade e uma motoniveladora.
Disponível em: http://www.educamor.net/cg/praca_ari_coelho.htm. Acesso em: maio 2015.
No centro da cidade, entre a Av. Afonso Pena e ruas 14 de Julho, 13 de Maio de 15 de novembro, a Praça Ary Coelho ocupa o local do primeiro cemitério do Arraial de Santo Antonio que, como era costume da época, ficava nas imediações da Igreja. Em 1909, a praça foi instalada como nome de Dois de Novembro; passando, em 1915, a ser reconhecida como Jardim, ou Praça Municipal. Na década de 1920, foi Praça da Independência e, no inicio dos anos 30, Praça da Liberdade. Em 1922, ocorre uma remodelação do local com canteiros, plantio de árvores e construção de um coreto e pérgula implantando-se, em 1925, o Pavilhão do Chá com a finalidade de diversificar o lazer na cidade. Em 1957, passa a funcionar ali a Biblioteca Municipal. O logradouro recebeu a denominação de Praça Ary Coelho em 1954, em homenagem ao Prefeito de Campo Grande, assassinado em 1952, em Cuiabá.
Disponível em: http://www.capital.ms.gov.br/sedesc/pontosTuristicos. Acesso em: maio 2015.


Assuntos:
Campo Grande (MS); Estátuas; Mato Grosso do Sul; Praças

Título Secundárias: Dois de Novembro; Jardim Público; Praça da Liberdade


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística