Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42015
Código de Localidade: 5002704
Município: Campo Grande
Tipo de material: fotografia
Título: [Quartel do] 18º BC : Campo Grande, MS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Com o plano de reestruturação das forças, decidiu-se pela construção de diversos aquartelamentos em Campo Grande, em um extenso terreno doado pela Prefeitura Municipal, localizado à direita do Córrego Prosa. O que deu origem ao primeiro bairro da cidade, Amambaí, cujo crescimento foi fomentado também pela construção da vila militar e de casas para os trabalhadores empregados na construção dos quartéis. Foram construídas as instalações do 13º Regimento de Artilharia Mista, de uma Companhia de Metralhadoras, de um Regimento de Cavalaria, do Hospital Militar e do 18º Batalhão de Caçadores, primeira unidade a ocupar as instalações que hoje abrigam o 18º Batalhão Logístico. A construção desses aquartelamentos transformou Campo Grande na mais moderna Guarnição Militar da República.
Essa unidade tomou parte na revolução de 1924, quando deslocou se para Três Lagoas como integrante da 1ª Brigada Mista, legalista, a fim de garantir a passagem sobre o Rio Paraná na região de Jupiá e proteger a área de possíveis ações da Coluna Prestes que chegara a Bauru.
Disponível em: http://www.militaresbrasil.com/2015/03/07032015-18-batalhao-logistico-o.html. Acesso em: maio 2015.


Assuntos:
Campo Grande (MS); Mato Grosso do Sul; Policiais; Quartéis

Título Secundárias: Décimo Oitavo Batalhão de Caçadores


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística