Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41967
Código de Localidade: 3205309
Município: Vitória
Tipo de material: fotografia
Título: Clube de Regatas Saldanha da Gama : Vitória, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Forte São João foi edificado no período colonial para proteger a cidade dos invasores e teve um papel imprescindível para a defesa da Capitania do Espírito Santo. Depois de oito décadas e de muitas batalhas em defesa do território, o forte foi desativado e a edificação e o seu entorno vendidas, com a área passando a se chamar Chácara do Bispo. Em 1931, o Clube de Regatas Saldanha da Gama comprou a antiga edificação do Forte São João. A partir da década de 20, o Clube passou a investir em festas, concursos e eventos que animavam a elite capixaba, ficando conhecido como o melhor Clube do Estado. Passou por muitos reparos e reformas até 1984, quando se tornou um imóvel tombado pelo município, sendo sua muralha tombada em nível estadual. Sua sede possui 2,5 mil metros quadrados e foi comprada pela Prefeitura em 2006. Em 2010, a sede passou por reformas para abrigar a Secretária Municipal de Esportes (Semesp) continuando com o nome Saldanha da Gama. Porém, em virtude dos desmontes de rocha na baía de Vitória, a edificação apresentou rachaduras e por medidas de segurança a Secretária foi transferida para outro local. O Clube de Regatas Saldanha da Gama continua funcionando em espaço próprio, com 12 mil metros quadrados, ao lado da antiga sede, na área que vai do ginásio até a garagem de remo.
Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/patrimonio-historico#a_saldanhadagama. Acesso em: maio 2014.
Disponível em: http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/saldanha-da-gama-pode-abrigar-o-museu-da-colonizacao-15874. Acesso em: maio 2014.
Inscrição na foto: Edifício sede do Clube de regatas Saldanha da Gama, local à entrada da baía de Vitória.


Assuntos:
Clubes esportivos; Espírito Santo (Estado); Vitória (ES)

Título Secundárias: Chácara do Bispo; Forte São João; Saldanha da Gama; Secretária Municipal de Esportes; Semesp


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística