Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41926
Código de Localidade: 4106902
Município: Curitiba
Tipo de material: fotografia
Título: Graciosa Country Club : Curitiba, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1914, alemães praticantes de tênis, criaram um clube voltado ao esporte, o Sport Club Germânia. A fundação aconteceu no dia 11 de novembro. A sede, que ficava no Parque Graciosa, (atual Avenida João Gualberto), possuía duas quadras de tênis. Em 15 de janeiro de 1919, o Sport Club Germânia, passou a ser chamado de Tennis Club 1914. Mas devida a sua localização, situada na estrada chamada Graciosa, o Tennis Club 1914, passou a ser chamado de Graciosa Tennis Club, em 1921.
No segundo semestre de 1926, a Diretoria do Graciosa Tennis Club, propôs união aos componentes do Curityba Golf Club, para que formassem uma só sociedade, proposta que foi aceita. Nessa mesma época, os diretores do ainda Graciosa Tennis Club solicitaram ao arquiteto Francisco Pinow, um projeto para a construção de uma Sede Social. No dia 28 de fevereiro de 1927, foram assinadas as plantas e apresentadas à Prefeitura de Curitiba.
Diante da transformação pela qual o clube passava surgiu a necessidade de criar um estatuto. No dia 14 de junho, em Assembleia Geral, foi lido o novo estatuto e fundado o Graciosa Country Club. Entretanto, convencionou-se estabelecer a data de 14 de julho de 1927, quando foi inaugurado o campo de golfe, como data oficial de fundação do Graciosa Country Club.
Disponível em: http://www.graciosa.com.br/sobre/historia/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Clubes esportivos; Curitiba (PR); Paraná

Título Secundárias: Graciosa Tennis Club; Sport Club Germânia; Tennis Club 1914


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística