Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41536
Código de Localidade: 5103403
Município: Cuiabá
Tipo de material: fotografia
Autor: Costa, Gilson
Título: Praça [Alencastro] : Palácio [Alencastro] : Cuiabá, MT
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Alencastro, construída no século XIX, era chamada de Praça Real. O local era o palco de apresentações teatrais e também de touradas que aconteciam na região. Cinco bustos de grandes personagens foram construídos e são atrativos da praça: Arnaldo Estevão de Figueiredo, Joaquim Murtinho, Marechal Rondon, Eurico Gaspar Dutra e Estevão de Mendonça. Atualmente, o espaço abriga a sede da prefeitura de Cuiabá e pode ser visitado 24 horas por dia.
Disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20120913-2.html. Acesso em: fev. 2016.
O Palácio Alencastro atualmente abriga a Prefeitura de Cuiabá. Antes de sua construção, no mesmo local existia o Palácio Presidencial, que foi demolido em 1959 para dar lugar a nova edificação. Em toda a estrutura, o local abrigava além do gabinete do governador, a Casa Civil e Militar, quatro secretarias de estado, o Tribunal de Contas, a Diretoria de Expediente do Governo e o Departamento de Serviço Público, porém com a movimentação comercial e o fluxo migratório, os estabelecimentos começaram a ir para a região central, fazendo com que as instalações do governo ficassem pequenas para a demanda no atendimento. Na gestão do governador José Fragelli foi construído o Centro Político Administrativo (CPA) e a sede do governo deixou de ser no Palácio Alencastro. Com o prédio desocupado, em 8 de abril de 1982, foi doado ao município, que transferiu a Prefeitura de Cuiabá para o local e manteve o nome Palácio Alencastro.
Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/01/conheca-historia-do-palacio-que-abriga-prefeitura-de-cuiaba.htm 2016. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Cuiabá (MT); Edifícios públicos; Mato Grosso; Praças; Prefeituras

Título Secundárias: Jardim Alencastro; Palácio do Governo; Palácio Presidencial; Praça Real


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística