Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40819
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Clube Internacional do Recife : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Clube Regatas Ultramarino foi fruto da iniciativa de Antônio João d’Amorim, Barão de Casa Forte. A primeira reunião deliberativa do Regatas Ultramarino aconteceu no dia 17 de julho de 1885, no primeiro andar de um sobrado colonial existente no Largo do Corpo Santo, Bairro portuário da cidade maurícia. No mesmo ano, a Agremiação passou a ser nomeada Clube Internacional de Regatas, uma vez que dela faziam parte pessoas de diversas nacionalidades. Com o tempo, o Clube abriu espaço para outras atividades como os saraus dançantes, bailes festivos e jogos de cartas. Em 1889, a sua denominação mudou para Clube Internacional do Recife, porém, a prática esportiva continuou a fazer parte de suas atividades. A partir de 1914, a Agremiação passou a funcionar em um edifício na Rua da Aurora, na década de 1930, o Prédio foi adquirido pela Prefeitura do Recife que nele instalou o governo municipal. Em 1937 foi comprado o Solar do Benfica, no Bairro da Madalena, onde até hoje funciona a sede do Clube. Ainda na década de 1930, a Assembleia Legislativa do Estado declarou o Clube de utilidade pública.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=990%3Aclube-internacional-recife&catid=38%3Aletra-c&Itemid=1. Acesso em: out. 2015.


Assuntos:
Clubes; Clubes esportivos; Pernambuco; Recife (PE)

Título Secundárias: Club Internacional do Recife; Clube Internacional de Regatas; Clube Regatas Ultramarino


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística