Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40645
Código de Localidade: 3205200
Município: Vila Velha
Tipo de material: fotografia
Título: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo : Vila Velha, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A história da Escola de Aprendizes-Marinheiros remonta à segunda metade do século XIX quando, em 1862, as dependências do antigo Forte de São Francisco Xavier de Piratininga foram cedidas à Marinha do Brasil, para se tornar a Escola de Aprendizes de Marinheiros, que em 1866 veio a ser extinta. Em 1909, após as instalações do antigo forte serem ampliadas, inaugurada a 1 de abril
a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), extinta em 1913.
Em cumprimento à Portaria n° 2 de 1 de março de 1952, do Diretor-Geral do Ensino Naval, Vice-Almirante Armando Pinto de Lima, o Capitão de Corveta Paulo Cezar Ribeiro deslocou-se ao Espírito Santo, com a missão de entrar em entendimentos com o então Governador, Jones Santos Neves, para proceder à escolha de um local apropriado para a nova instalação da EAMES. O local escolhido foi a Enseada do Inhoá. Iniciou-se a construção do primeiro edifício da EAMES, a Usina Elétrica, com o lançamento da pedra-fundamental ,6 de outubro de 1954. A construção dos demais edifícios prosseguiram, sendo concluídas em janeiro de 1960. Em abril desse mesmo ano, foi aquartelada a primeira turma, denominada de Turma Alfa, com um efetivo de 452 Aprendizes. Em 29 de outubro de 1960, a EAMES foi solenemente inaugurada, com a presença do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Ministro da Marinha: na ocasião Almirante Jorge do Paço Matoso Maia, e outras autoridades militares, civis e eclesiásticas. Atualmente a Escola tem capacidade para abrigar até 540 alunos.
Disponível em: https://www.mar.mil.br/eames/site/blog.html. Acesso em: jun. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Edifícios militares; Escolas; Espírito Santo (Estado); Marinha; Vila Velha (ES)

Título Secundárias: Escola de Aprendizes de Marinheiros


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página