Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40540
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Matriz [do Santíssimo Sacramento] de Santo Antônio : [Edifício Sulacap] : Avenida Guararapes : [vista panorâmica da cidade] : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, que possui um estilo barroco colonial, teve a sua construção iniciada em 1753 e foi concluída em 1790. Anteriormente a construção do Templo existia no local as trincheiras dos invasores holandeses e a conhecida Casa de Pólvora. Em 1752, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz do Corpo decidiu adquirir o terreno e construir uma igreja medindo 100 palmos de comprimento por 50 de largura. A pintura e a douração da Igreja foram realizadas por Manuel de Jesus Pinto, de 1790 a 1805. No altar do consistório, há um painel do Espírito Santo, uma obra realizada pelo mesmo autor. No batistério, por sua vez, observa-se um quadro do início do século XIX - O Batismo de Jesus - pintado por José Elói. Na sacristia da Igreja há um lavabo feito em mármore e uma grande cômoda, com quatro gavetas e desenhos em rococó, que foi doada em 1794 pelo padre Feliciano José Dornelas. A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, com três arcos romanos de pedra lavrada; trabalhos de cantaria; um conjunto de portadas; folhas de acanto; elementos decorativos; e esculturas em pedra nas torres, possui um dos frontispícios mais bonitos do Brasil.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=652%3Aigreja-matriz-do-santissimo-sacramento-de-santo-antonio-recife-pe-&catid=44%3Aletra-i&Itemid=1. Acesso em: set. 2015
O Edifício Sulacap, na época recém-construído, teve seus dois últimos andares utilizados pela Força do Atlântico Sul da 4º Esquadra Americana na Segunda Guerra Mundial. Durante as décadas e 1950 e 1960, foi considerado o Prédio mais luxuoso do Recife.
Disponível em: http://repositorio.ufpe.br:8080/bitstream/handle/123456789/6954/arquivo1889_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: https://chicomiranda.wordpress.com/tag/praca-do-diario-recife/. Acesso em: out. 2015.
O conjunto arquitetônico da antiga Avenida 10 de Novembro foi o cartão postal da cidade do Recife entre as décadas de 40 e 70. Apesar de ser originalmente pensada para resolver questões urbanísticas a partir do final da década de 1920, como o trânsito e a organização comercial do Centro, a atual Avenida Guararapes terminou por representar o Brasil do Estado Novo, uma vez que suas obras foram concluídas em 1937, ano em que o presidente Getúlio Vargas deu um golpe e implantou a ditadura do Estado Novo.
Disponível em: http://archive.today/bk3KQ. Acesso em: set. 2015.


Assuntos:
Cidades e vilas; Edifícios comerciais; Habitações; Igrejas; Pernambuco; Recife (PE); Ruas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Av. 10 de Novembro; Avenida 10 de Novembro; Avenida Dez de Novembro; Avenida Guararapes; Igreja Matriz de Santo Antônio; Sul América Capitalização; SulAmérica


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página