Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40223
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Rua Araújo Porto Alegre : [Biblioteca Nacional : Associação Brasileira de Imprensa] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A história da Biblioteca Nacional do Brasil começa em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro. Seu acervo foi inicialmente composto da livraria de D. José, rei de Portugal, coleção esta que veio para o Brasil junto com a Família Real. Inicialmente, seu acervo era constituído de 60 mil peças, dentre elas livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, e foi acomodado em uma das salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a data de fundação da então Real Biblioteca, que só foi aberta ao público em 1814. Em 1821, com a volta da Família Real a Portugal, D. João VI leva grande parte dos manuscritos de volta à metrópole. Após a Independência do Brasil, em 1822, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi devidamente regulada, oficialmente em 29 de agosto de 1825. Administrativamente a Biblioteca Nacional esteve subordinada ao antigo Ministério do Interior e Justiça, depois ao Ministério da Educação e Saúde. Com a criação do Ministério da Saúde, ela passou integrar o Ministério da Educação e Cultura. Em 1981, o órgão passou à administração indireta, fazendo parte da Fundação Nacional Pró-Memória, até o ano de 1984, quando, junto com o Instituto Nacional do Livro, passou a constituir a Fundação Nacional Pró-Leitura. Em 1990 a Biblioteca Nacional, com sua biblioteca subordinada, a Euclides da Cunha, do Rio de Janeiro, e o Instituto Nacional do Livro, com sua Biblioteca Demonstrativa, de Brasília, passaram a constituir a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
Disponível em: http://www.bn.br/biblioteca-nacional/historico?nu_pagina=11. Acesso em: jul. 2015.
O prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) começou a ser erguido em 1936 e ficou pronto três anos mais tarde. O projeto de construção do prédio gera controvérsias. Segundo a Revista Ilustração Brasileira, de setembro de 1940, a autoria é dos irmãos Marcelo e Milton Roberto. Já a Revista da Construção Civil, de outubro de 1978, inclui o terceiro irmão, Maurício, como co-autor. Considerado o primeiro edifício modernista do Rio de Janeiro, a sede da ABI foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Estadual em 1965.
Disponível em: http://www.abi.org.br/institucional/o-predio-da-abi/. Acesso em: dez. 2017.
Disponível em: https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2011/06/20/edificios-marcantes-no-centro-do-rio-de-janeiro/. Acesso em: dez. 2017.
Disponível em: http://diariodorio.com/historia-do-predio-da-abi/. Acesso em: dez. 2017.


Assuntos:
Associações, instituições, etc; Biblioteca Nacional (Brasil); Bibliotecas (Edifícios); Imprensa; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Ruas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística