Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40072
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: [Aterro do Flamengo] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1968
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Aterro do Flamengo é um complexo de lazer localizado na zona Sul do Rio de Janeiro. Possui como denominação oficial Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, tendo 1.200.000 m² de área verde e à beira-mar. A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares. O Aterro foi construído com a terra proveniente do desmonte e demolição parcial do Morro de Santo Antônio. Sua construção teve como objetivo criar vias de tráfego mais amplas e de alta velocidade, e também afastar a invasão de águas do mar em dias de ressaca. Parte da Praia de Botafogo também foi aterrada para o alargamento das pistas que vem do Aterro, fazendo assim sua continuidade. Para a criação da Praia de Botafogo, foi utilizada a mesma draga que abriu o Canal do Panamá. O Aterro do Flamengo possui quadras de esporte e um grande tapete verde, ideia da arquiteta responsável Lota Macedo Soares, além da equipe que participou do planejamento do Aterro, como o paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygidio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira. O parque foi informalmente inaugurado em 12 de outubro de 1965, com uma festa popular. Nascia então uma das principais áreas de lazer da cidade, com quadras, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate e aeromodelismo.
Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?id=157258. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/fl-historia.html. Acesso em: jul. 2015.
Nota-se à esquerda, em primeiro plano, parte do Museu de Arte Moderna, e em segundo plano, o Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.


Assuntos:
Parques; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Ruas

Título Secundárias: Aterro da Glória; Parque Brigadeiro Eduardo Gomes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística