Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39932
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Edifício A Noite : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Edifício Joseph Gire, mais conhecido como Edifício A Noite, é um arranha-céu localizado no centro do Rio de Janeiro. Sua construção data do fim da década de 1920, sua pedra fundamental foi lançada em 1926 e sua inauguração se deu no ano de 1929. É conhecido desta forma por ter abrigado o Jornal "A Noite", e se tornou conhecido por ser um prédio alto num momento em que outros prédios não passavam de seis andares na cidade. Quando da sua inauguração, era o principal mirante da cidade, uma vez que o Cristo Redentor foi inaugurado somente em 1931. Possui estilo art déco. Nas décadas de 1940 e 1950, já sem o jornal, teve seu apogeu, com a instalação da Rádio Nacional, fundada em 1937. Foi o primeiro arranha-céu da América Latina, possui 102 metros, 22 andares e um subsolo, e os responsáveis por sua construção foram os arquitetos Elisiário Bahiana e Joseph Gire. Em 1934, deixou o posto de prédio mais alto da América Latina, com a inauguração do Edifício Martinelli, em São Paulo, com 105 metros de altura.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/rio/primeiro-arranha-ceu-do-brasil-noite-passara-por-obra-4883712. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Agências de notícias; Edifícios; Imprensa; Jornais; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)

Título Secundárias: Edifício Joseph Gire


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página