Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39826
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Autor: Gilson (Fotógrafo)
Título: Biblioteca Municipal : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 15 de março de 1873, a partir da proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Antonio Barroso Pereira. Foi inaugurada um ano e nove meses depois, no dia 2 de dezembro de 1874, no anexo do Arquivo da Câmara Municipal.
A Biblioteca Pública já teve diversos endereços. Em sua primeira transferência, em 1882, ela foi para o Palácio da Prefeitura, na Praça da República. Quando saiu de lá foi provisoriamente para a Escola Orsina da Fonseca e depois ganhou instalações próprias na mesma rua, a antiga General Câmara.
Em 1943 a Biblioteca ganhou seu último endereço, mudou-se para o número 1261 da recém-inaugurada Avenida Presidente Vargas, onde está até hoje. Em 20 de janeiro de 1984, parte deste prédio e do acervo da biblioteca foi destruída por um incêndio. Mas desta vez ela continuou no mesmo lugar, em um novo edifício, inaugurado em 12 de março de 1987. Os 10 mil metros quadrados de área construída refletem o seu idealizador – Darcy Ribeiro – como também sua visão progressista para as áreas da educação e da cultura.
Com uma nova concepção de biblioteca pública pautada na Bibliothèque Publique d'Information, em Paris, cujo foco central é o usuário, a Biblioteca Pública Municipal passou a ser uma instituição modelar. Serviços voltados para o atendimento ágil e eficiente do cidadão foram criados, como o Banco de Informações Públicas e o Setor de Vídeo, pioneiro no Rio.
Além da localização, a biblioteca também já mudou de nome algumas vezes. Inicialmente surgiu sob a denominação de Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro, mas em 1891, com a criação do Distrito Federal, mudou para Biblioteca Municipal do Distrito Federal. Com a construção de Brasília, em 1960, passou a ser a Biblioteca Estadual da Guanabara, o que durou até a fusão do Estado da Guanabara com o do Rio de Janeiro, em 1975, quando virou Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro.
Na década de 1990, a biblioteca era conhecida de duas formas: Biblioteca Estadual Celso Kelly, nome que ganhou em 1980, caiu em 1987 e foi restituído em 1990; e Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, denominação dada com a inauguração do novo prédio, em 1987.
Em outubro de 2008, a biblioteca fechou para obras, dentro do projeto de modernização, qualificação e informatização das bibliotecas públicas do estado, sendo reinaugurada em 29 de março de 2014 como Biblioteca Parque Estadual.
Disponível em: http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-espaco/biblioteca-parque-estadual-bpe. Acesso em: set. 2017.


Assuntos:
Bibliotecas públicas; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)

Título Secundárias: Biblioteca Estadual Celso Kelly; Biblioteca Estadual da Guanabara; Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro; Biblioteca Municipal do Distrito Federal; Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro; Biblioteca Parque Estadual; Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística