Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39635
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Palácio Guanabara : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1968
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Palácio Guanabara, começou a ser construído em 1853, pelo comerciante José Domingos Coelho, numa propriedade conhecida por Chácara do Rozo de Domingos Francisco de Araújo Rozo, na então Rua Guanabara. Em 1865 o Governo Imperial adquiriu o palacete, de Estilo Néo-Clássico, para ser a residência da Princesa Isabel e do Conde D'Eu, recém-casados. Por isto o palacete passou por uma reforma feita pelo arquiteto José Maria Jacinto Rebelo e passou a chamar-se Paço Isabel, ou Palácio Isabel. Com a Proclamação da República, o Governo se apropriou dele para hospedar pessoas ilustres. Em 1908 passou por outra reforma de Francisco Marcelino de Souza Aguiar e do paisagista Paul Villon, que lhe deu algumas características ecléticas, em 1922 hospedou o Rei Alberto da Bélgica. A partir de 1960 tornou-se sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, permanecendo até nossos dias. O palácio foi utilizado pelo presidente Getúlio Vargas como residência oficial durante o Estado Novo (1937-1945). Foi atacado durante o Putsch da Ação Integralista Brasileira em 1938, sendo repelidos pela Polícia Especial (da Polícia Civil do Rio de Janeiro), reação reforçada, posteriormente, pelo Exército. A partir de 1946, passou a sediar a Prefeitura do Distrito Federal até 1960, ano da criação do Estado da Guanabara. Deixou de ser a residência oficial, quando esta retornou para o Palácio do Catete e foi, mais tarde, transferida para o Palácio Laranjeiras, a dois quarteirões de distância. Foi doado ao governo do antigo estado da Guanabara pelo presidente Ernesto Geisel.
Disponível em: https://vanesalopez.wordpress.com/pesquisas/palacio-guanabara-e-palacio-laranjeiras/. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Edifícios públicos; Habitações; Palácios; Prefeituras; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)

Título Secundárias: Governo do Estado do Rio de Janeiro; Paço Isabel; Palácio Isabel; Prefeitura do Distrito Federal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página