Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39494
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Politécnica [da Universidade de São Paulo] : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1954
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Criada pelas leis estaduais nº 26 e nº 64, em 1893, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo teve, no mesmo ano, seu Regulamento publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na forma da lei nº 191, assinada no governo de Bernardino de Campos. Criava-se assim os cursos de Engenharia Industrial, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e o Curso Anexo de Artes Mecânicas.
No âmbito da Poli, como desde o início foi chamada a Escola, começaram a funcionar, em São Paulo, os primeiros cursos de Astronomia – que deram origem ao Instituto de Astrofísica e Geofísica –, Arquitetura, Belas Artes, Física, Química e até Zootecnia, que posteriormente se transformaram em faculdades autônomas. Desde sua fundação, a Poli foi celeiro de alunos e professores ilustres, dentre os quais alguns dos maiores nomes da engenharia e da ciência do País, como Adolfo Lutz, Vital Brasil, Francisco Ramos de Azevedo, Luiz de Anhaia Mello, Luiz Cintra do Prado,Telêmaco Van Langendock, entre outros.
Em 1894, o Solar do Marquês de Três Rios foi a primeira instalação da Poli. O prédio (demolido em 1924) foi adaptado para abrigar as atividades acadêmicas. A Poli contava então com 31 alunos matriculados e 28 ouvintes.
Com o passar do tempo, houve um aumento significativo da demanda por profissões técnicas, com crescimento do número de alunos e professores, obrigando a contratação de alguns dos grandes nomes internacionais da Engenharia. Isso exigiu também a ampliação das instalações da Escola, que levaram à construção do Edifício Paula Souza, onde também estavam abrigados os laboratórios de pesquisa e as oficinas didáticas.
A criação da Universidade de São Paulo, em 1934, promoveu a incorporação de diversas unidades de ensino superior, dentre as quais a Escola Politécnica, o que exigiu uma nova mudança da sede da Poli, com a expansão do conjunto Politécnico, próximo à Estação da Luz, permanecendo ali até a década de 1960, quando houve outra mudança para a Cidade Universitária, também na capital paulistana.
As instalações atuais da Escola Politécnica representam cerca de 7% da área total da USP, onde se localizam nove edificações com uma área construída total de mais que 140.000 m2, que inclui salas de aulas, bibliotecas, laboratórios acadêmicos e de pesquisa, além de setores administrativos.
A Poli oferece 17 cursos regulares de graduação, mais que 30 cursos de mestrado e doutorado, além de atividades de educação continuada, com centenas de cursos que promovem reciclagem para egressos.
Disponível em: http://www.poli.usp.br/pt/a-poli/historia/historia-da-poli.html. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
São Paulo (Estado); São Paulo (SP); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Poli


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página