Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39433
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: Pontifícia Universidade Católica : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foi fundada em 1946, a partir da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (fundada em 1908) e da Faculdade Paulista de Direito. Agregadas a elas, mas com estruturas administrativas financeiras independentes, estavam outras quatro instituições da Igreja. Inicialmente denominada Universidade Católica de São Paulo, sua missão era formar lideranças católicas e os filhos da elite paulista.
No início do ano seguinte, o Papa Pio XII concedeu à Universidade Católica o título de Pontifícia e nomeou como primeiro grão-chanceler da instituição o cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Também arcebispo de São Paulo, o cardeal Mota foi fundador e um dos principais idealizadores da PUC-SP.
Em 1969, a Universidade criou o primeiro curso organizado de pós-graduação do país. Em 1971, criou o Ciclo Básico de Ciências Humanas.
Nos anos 1970, a Universidade contratou professores que haviam deixado as instituições públicas em que trabalhavam, aposentados compulsoriamente pela Ditadura Militar. Passaram a fazer parte dos quadros da PUC-SP intelectuais como Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Bento Prado Jr., José Arthur Gianotti.
Em julho de 1977, a PUC-SP abrigou a 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que havia sido proibida pelo governo de acontecer em universidades públicas. Meses depois, em 22 de Setembro, estudantes fizeram um ato em frente ao Teatro da Universidade Católica (Tuca) para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes, que também estava proibido pelos militares. Os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade.
Como consequência, tropas da Polícia Militar, chefiadas pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública Erasmo Dias, invadiram o campus Monte Alegre. Os policiais atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários. A invasão causou inúmeros danos à Universidade.
No início dos anos 1980 a então reitora, professora Nadir Kfouri, foi reconduzida ao cargo pelo voto direto de estudantes, professores e funcionários. Com o fato, a PUC-SP se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a eleger seu reitor por uma eleição direta entre os membros da comunidade e não mais via Congresso Nacional, como acontecia no período militar.
Nesse mesmo ano, dois incêndios atingiram o teatro da Universidade, um dia 22 de setembro (mesma data da invasão, sete anos depois) e outro no dia 13 de dezembro. O primeiro, a perícia técnica concluiu que foi causado por um problema termoelétrico; o segundo, porém, foi apontado pelos peritos como criminoso.
Dois novos campi, Santana (zona Norte da capital) e Barueri foram criados em meados dos anos 2000 e marcam a expansão da PUC-SP para outras regiões da cidade e do Estado de São Paulo.
Em 2006, a PUC-SP iniciou um processo de modernização de sua estrutura acadêmico-administrativa, com o objetivo de ampliar a qualidade da produção científica e dos serviços prestados à sociedade. O processo culminou com a aprovação do novo Estatuto (2008) e do novo Regimento Geral da instituição (2009). Foi também em meio a essa modernização que a Faculdade de Teologia, criada em 1949 dentro da Universidade e separada da instituição no início dos anos 70, voltou a integrar a PUC-SP.
Disponível em: http://www.pucsp.br/universidade/sobre-a-universidade. Acesso em: maio 2016.

Inscrição na foto: Uma das vistas laterais da Universidade, na Rua Monte Alegre, 984.


Assuntos:
São Paulo (Estado); São Paulo (SP); Universidades e faculdades

Título Secundárias: PUC; PUC-SP; Universidade Católica de São Paulo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística