Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39277
Código de Localidade: 3205200
Município: Vila Velha
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Tamandaré : Âncora : Monumento a Alimirante Tamandaré : Matriz de Nossa Senhora do Rosário : Vila Velha, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça foi construída em homenagem à Marinha de Guerra, pelo prefeito Dr. Américo Bernardes da Silveira, segundo a placa gravada no monumento do Almirante Tamandaré, localizado na Praça.
Disponível em: http://www.minube.com.br/sitio-preferido/praca-tamandare-a3650290#modal-54179. Acesso em: jun. 2016.
A âncora da Praça Tamandaré, que fica localizada em frente ao Fórum e a Casa da Memória na Prainha, em Vila Velha, foi presenteada pela Marinha ao Prefeito da época, Américo Bernardes da Silveira em seu primeiro mandato da década de 1960.
Disponível em: http://www.morrodomoreno.com.br/materias/a-ancora-da-prainha.html. Acesso em: jun. 2016.
Homenagem ao Patrono da Marinha Brasileira, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, mais conhecido como Almirante Tamandaré.
Disponível em: http://www.vilavelha.es.gov.br/nossahistoria. Acesso em: jun. 2016.
Joaquim Marques Lisboa nasceu na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807, filho do patrão-mor do porto do Rio Grande, Francisco Marques Lisboa. Ele foi militar da Marinha do Brasil. Combatente em todas as lutas do império, entre elas as "Guerras de Independência", "A Confederação do Equador", "A Guerra contra Oribe e Rosas" e a "Guerra do Paraguai". Recebeu o título de Almirante, o mais alto posto da Marinha. Comandou diversas esquadras. Foi nomeado Patrono da Marinha do Brasil.
Disponível em: http://www.e-biografias.net/tamandare/. Acesso em: jun. 2016.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi fundada em Vila Velha na mesma data da chegada do primeiro Donatário Vasco Fernandes Coutinho, 23 de maio de 1535. Em 1551 com a chegada dos jesuítas no solo capixaba, ajudaram a erguer outra capela maior, consagrada a Nossa Senhora do Rosário. A igreja possui partido arquitetônico com planta em forma retangular, apresenta nave, coro e capela mor. Na nave com três altares, destaca-se uma pia batismal em mármore de lioz, e o forro de madeira em forma de prisma tripartido. Seu piso em ladrilho hidráulico é o testemunho das diversas alterações que a igreja sofreu ao longo de sua história. Em 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_hist.gif&Cod=2892. Acesso em: jun. 2016.


Assuntos:
Âncoras; Espírito Santo (Estado); Igrejas (Edifícios); Monumentos; Praças; Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa, Marquês de, 1807-1897; Vila Velha (ES)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página