Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37779
Código de Localidade: 1200401
Município: Rio Branco
Tipo de material: fotografia
Título: [Ponte Juscelino Kubitschek : Rio acre] : Rio Branco, AC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida popularmente como Ponte Metálica, está situada no Centro de Rio Branco onde liga o Primeiro e o Segundo Distrito da Capital divididos pelo Rio Acre. Inaugurada na década de 1960, a construção da Ponte iniciou-se no governo de José Augusto de Araújo, quando chegaram as estruturas metálicas, compradas da Companhia Siderúrgica Nacional durante o governo Valério Magalhães, em 1956. Em 1978 a Ponte ficou prejudicada com a queda de parte de um vão. As primeiras obras de restauração começaram em agosto de 1984, levando oito meses para sua conclusão. Em abril de 1985 voltou a ser usada, já totalmente restaurada. De 2008 a 2010 também sofreu reformas. Com 230 metros de extensão e construída em concreto armado e estrutura metálica, a Ponte Metálica, na época de sua inauguração, era a maior do Estado.
Disponível em: http://www.agencia.ac.gov.br/com-obra-de-restaurao-concluda-ponte-metlica-ganha-nova-iluminao/. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://redeglobo.globo.com/redeamazonica/tv-acre/noticia/2014/03/acre-tv-conta-historia-da-ponte-metalica-primeira-construida-no-ac.html. Acesso em: jun. 2016.
O Rio Acre tem sua nascente no Peru. O seu alto curso, até a localidade de Seringal Paraguaçu, atua como divisa entre Brasil e Peru. Deste ponto até Brasileia, marca fronteira entre Brasil e Bolívia, e a partir deste ponto adentra o território brasileiro. Logo abaixo da cidade de Porto Acre, já serpenteia no território do Estado do Amazonas, e deságua na margem direita do Rio Purus, no Brasil, junto à cidade amazonense de Boca do Acre. No total, o Rio Acre percorre mais de 1.190 km desde suas nascentes até a desembocadura. É atravessado por duas pontes internacionais: uma liga Assis Brasil a Iñapari (Peru) e outra liga Brasileia a Cobija (Bolívia). É um dos rios mais famosos da Região Norte do Brasil, pois atravessa e deu o nome ao Estado do Acre, e foi ainda o palco principal de um episódio marcante da história brasileira: a Revolução Acriana. Ao atravessar a cidade de Rio Branco, o rio divide-a em dois distritos. Suas águas são barrentas e piscosas.
Disponível em: http://www.fenasan.com.br/arquivos/2015/09h00_pedro_jose_06-08_sant1.pdf. Acesso em: maio de 2016.


Assuntos:
Acre; Acre, Rio (AC); Pontes; Rio Branco (AC); Rios

Título Secundárias: Ponte JK; Ponte Metálica


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página