Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36411
Código de Localidade: 2307304
Município: Juazeiro do Norte
Tipo de material: fotografia
Título: Aeroporto Regional do Cariri : Juazeiro do Norte, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Aeroporto de Juazeiro do Norte foi inaugurado em 1954 e possui localização estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do interior do Ceará, especialmente da Região do Cariri. Atende as regiões Centro Sul do Ceará, Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí. Durante todo o ano atende ao mais variado público devido às muitas potencialidades da região do Cariri, destacando-se o turismo religioso, de negócios e ecológico.
Em 1997, com o fim da administração compartilhada entre o Governo do Estado do Ceará e o Município de Juazeiro do Norte, o aeroporto passou a ser responsabilidade apenas do Município. A Infraero, mediante convênio, disponibilizou um funcionário orgânico para gerir o aeroporto.
Em 2000, o aeroporto teve sua denominação alterada para Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes.
Em março de 2002, a administração do aeroporto voltou para o Estado do Ceará, porém mediante outro convênio, a Infraero ficou responsável pela administração, operacionalidade e navegação aérea do aeroporto, enquanto o Governo do Estado cuidava da manutenção da infraestrutura e da realização de obras.
Em 8 de março de 2012, através da publicação da Portaria nº 35 pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o aeroporto de Juazeiro do Norte passou a ser administrado, operado e explorado em sua totalidade pela Infraero.
Atualmente o aeroporto dispõe de um terminal de passageiros com 2.000 m² de área construída, totalmente climatizado, com capacidade para atender até 800 mil passageiros/ano; sala de desembarque com duas esteiras de restituição de bagagens; sala de embarque ampla com opção de lanchonete em seu interior; lojas de produtos artesanais; salão de beleza; lanchonetes e sorveterias; terminais de autoatendimento bancário; serviço de táxi; locadoras de veículos; além de um estacionamento ampliado em 2015 com capacidade de estacionamento para 200 carros e 30 motos.
Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1249645.pdf. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: https://www.infraero.gov.br/index.php/br/aeroportos/ceara/aeroporto-de-juazeiro-do-norte.html. Acesso em: jul. 2016.


Assuntos:
Aeroportos; Ceará; Juazeiro do Norte (CE)

Título Secundárias: Aeroporto de Juazeiro do Norte; Aeroporto Orlando de Menezes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística