Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36410
Código de Localidade: 2307304
Município: Juazeiro do Norte
Tipo de material: fotografia
Título: Estação Ferroviária de Juazeiro do Norte : Juazeiro do Norte, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense (RVC), imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passou à administração federal. Em 1957 passou a ser uma das subsidiárias e, após um tempo, absorvida operacionalmente, pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Em 1996 foi arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN).
A Estação Juazeiro do Norte foi inaugurada em 1926.
A estação sofreu uma reforma em 2010 e atualmente suas plataformas recebem o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), conhecido como Metrô do Cariri, inaugurado com a linha Crato-Juazeiro no final de 2009.
Disponível em: http://www.metrofor.ce.gov.br/index.php/metro-cariri-estacoes/metro-cariri-estacao-juazeiro. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/juazeiro.htm. Acesso em: jul. 2016.


Assuntos:
Ceará; Estações; Ferrovias; Juazeiro do Norte (CE)

Título Secundárias: Estação Juazeiro; Metrô do Cariri


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística