Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 34882
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: Rua Osvaldo Cruz : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
É a rua mais movimentada e responsável por praticamente toda a fama de um dos maiores centros comerciais a céu aberto do Brasil. Localizada no Centro Histórico da capital, convive harmonicamente com empreendimentos comerciais mais modernos e contemporâneos ao longe de mais de três séculos de existência.
Em 1964, por ocasião da invasão dos holandeses, a Rua Grande, antigo nome da Rua Osvaldo Cruz, já possuía 4 quadras e alguns edifícios - indo até a Rua da Cruz, e já se configurava como caminho de acesso ao interior da ilha. No ano de 1665, governantes transformam o caminho em rua, permitindo a passagem de carros de boi, favorecendo o transporte de cargas do Centro ao Cutim.
Em 1844 , a Rua Grande já se estendia até a Rua do Outeiro e, a partir daí, era chamada de Caminho Grande, onde existiam várias Quintas, e se prolongava até as Fortificações de proteção contra a invasão dos indígenas, nas proximidades do Bairro do Monte Castelo, permanecendo como caminho de acesso à zona rural.
Em 1912 Rua Grande possuía linha de bonde em toda sua extensão, indo até o Anil, e outra que cortava ligando o Largo dos Remédios até a Quinta do Matadouro (São Pantaleão), pelas ruas Rio Branco, do Passeio, e a atual Rua do Norte. Oito anos depois, em 1920, conforme Lei Municipal desta década, que exigia a construção de platibandas nas edificações, o aspecto colonial foi seriamente alterado.
No ano de 1979, durante a administração de Mauro Fecury, houve a segunda tentativa de fechamento da Rua Grande e algumas das suas transversais, para o trânsito de veículos. A primeira tentativa foi feita durante a gestão do Major Pereira dos Santos, na década de 50, abrangendo o trecho entre a Praça João Lisboa e a Rua da Cruz.
Em 1986, o Decreto de Tombamento Estadual de uma área de 160 hectares, no Centro Histórico de São Luís, abrangeu praticamente toda a Rua Grande.
No início dos anos 90, a Prefeitura executou um novo projeto de urbanização para a rua, com o alargamento das calçadas, incluindo piso em placas de concreto pré-moldadas, mantendo-se a pista com paralelepípedos, prevendo a implantação das instalações por via subterrânea. Adotou-se uma política de valorização das edificações, com a recuperação das fachadas e padronização da publicidade.
Disponível em: http://saoluisemcena.blogspot.com.br/2009/02/rua-grande-e-sua-cronologia-urbana.html. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Maranhão; Ruas; São Luís (MA)

Título Secundárias: Caminho Grande; Rua Grande


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página