Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 34831
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: Fonte do Ribeirão : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Fonte do Ribeirão, localizada no antigo sítio do Ribeirão, bairro popular, famosa pelas vendedoras de peixe frito com farinha d'água, data do ano de 1796. Foi mandada construir pelo Tenente-Coronel D. Fernando Antônio de Noronha, português, do Conselho de Sua Majestade, que governou o Maranhão entre 1792-1798, tendo em vista a necessidade de saneamento e melhoria do serviço de abastecimento de água à população.
Seu piso é revestido de pedras de cantaria e a água, sempre farta, jorra de carrancas em um tanque lajeado. As carrancas são figuras de aspectos disformes, comumente usadas em fontes, chafarizes e proas de barcos para espantar maus espíritos. A da fonte representa Netuno, Deus mitológico, senhor dos mares e das águas, que abastecia a população local de água limpa que brotava de sua boca.
Existem muitas histórias sobre as galerias subterrâneas da Fonte do Ribeirão, como seu uso para a comunicação entre frades de uma igreja a outra e também para transporte ou fuga de escravos, além de comércio ilegal de ouro e pedras preciosas. Outra história é sobre a serpente encantada que reside nos túneis da galeria, cresce sem parar e destruirá a ilha de São Luís quando a cauda encontrar a cabeça
Foi tombada pela SPHAN, em 1950, em razão das feições coloniais das fachadas dos velhos sobrados e casas daquela região que caracterizam uma área do século XVIII.
Disponível em: http://www.turismo.ma.gov.br/cidades-patrimonio-historia-e-arquitetura/. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Fontes e chafarizes; Maranhão; São Luís (MA)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página