Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 32357
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Título: Associação Comercial [da Bahia] : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Associação Comercial da Bahia foi fundada em 15 de julho de 1811, para que os comerciantes tivessem um local onde pudessem se reunir regularmente e aí realizar seus negócios, desenvolvimento da província e promover o progresso da Colônia, sede provisória da Corte Portuguesa.
O Palácio, construído no terreno remanescente da bateria de São Fernando, cedido pela Corte, mas custeado inteiramente por subscrições dos comerciantes da Bahia, foi inaugurado do dia 28 de janeiro de 1817. Em julho de 2001, data do seu 190º aniversário, foi restaurado todo o seu acervo histórico e artístico, composto de 114 objetos e obras de arte, entre elas telas de personalidades e eventos históricos, pintadas em sua maior parte no século XIX, de grande valor histórico. Neste mesmo ano, iniciou-se um projeto de restauração geral do seu Palácio sede, desde o telhado, até as paredes internas e externas, com a modernização e climatização da sua Biblioteca e de todos os espaços públicos.
Disponível em: http://acbahia.com.br/novo/acb-historico.php. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Associações comerciais; Bahia; Salvador (BA)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística