Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 31414
Código de Localidade: 2918407
Município: Juazeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Rua Doutor Juvêncio Alves : [Vapor Saldanha Marinho] : Cais [de Juazeiro] : Rio São Francisco : Ponte Presidente Dutra : Juazeiro, BA
Local: Juazeiro [BA]
Editor: Arte Foto Paulista
Ano: 1967
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Vapor Saldanha Marinho, popularmente conhecido como "Vaporzinho", foi a primeira embarcação movida a vapor a navegar pelas águas do Rio São Francisco, a partir do final do século XIX. Foi trazido diretamente do Rio Mississipi, nos Estados Unidos, e navegou pelo Rio São Francisco até a década de 1970, quando foi aposentado e colocado na parte comercial da Orla Fluvial de Juazeiro. Por cerca de duas décadas, serviu como restaurante e pizzaria, mas nos últimos anos estava completamente abandonado e depredado. Foi então que, a cerca de 1 mês, a Prefeitura de Juazeiro resolveu tirá-lo da parte comercial da Orla Fluvial e colocá-lo na Nova Orla Fluvial, onde era o porto fluvial da cidade.
Disponível em: http://www.odiariodaregiao.com/voce-sabia/. Acesso em: jun. 2017.
O Cais de Juazeiro, por estar numa das principais cidades às margens do São Rio Francisco, foi um local importante na época que a navegação impulsionava a economia, muito antes da construção da Ponte Presidente Dutra.
Disponível em: http://www.gazzeta.com.br/aimagem/page/9/. Acesso em: jun. 2017.
O Rio São Francisco é o maior rio brasileiro, sua extensão é de aproximadamente 2.800 km, passando por cinco estados. O Rio nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para o Sudeste, chegando até sua foz no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.
Ao longo de seu percurso, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai das cabeceiras até Pirapora (MG); o Médio, de Pirapora até Remanso (BA); o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso (BA); e o Baixo, de Paulo Afonso até a Foz.
O Rio São Francisco recebe 168 afluentes, sendo que muitos são temporários, mas a maioria é perene. Os Rios Abaeté, Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande são os principais afluentes e localizam-se na margem esquerda. Na margem direita destacam-se os Rios Pará, Paraopeba, das Velhas e Verde Grande.
O Rio tem uma enorme importância para o desenvolvimento do Nordeste. Nas regiões do Alto, Médio e Submédio existe a presença de indústrias e agroindústrias. As cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) passam por um grande desenvolvimento devido a agricultura irrigada pelo rio e são regiões importantes na produção de frutas. Na região do Baixo São Francisco a economia ribeirinha baseia-se principalmente na agropecuária e pesca. O rio oferece também condições de navegação o ano inteiro.
Disponível em: http://www.infoescola.com/hidrografia/rio-sao-francisco/. Acesso em: jun. 2017.
A Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra liga os municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro na Bahia. Construída na década de 1950, tem extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco. Foi a segunda ponte em concreto protendido (concreto com fios ou cabos de aço especiais de protensão) do Brasil. O projeto feito por Eugéne Freyssinet.
Disponível em: http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2009/11/ponte-presidente-eurico-gaspar-dutra.html. Acesso em: jun. 2017.
Inscrição na foto: Rua Doutor Juvêncio Alves, nota-se o Cais da cidade e o antigo Jardim Doutor Getúlio Vargas, com o Vapor Saldanha Marinho, primeiro da navegação do Rio São Francisco. A Cia. de Navegação do São Francisco, doou ao município o navio, colocando-o no centro do Jardim.


Assuntos:
Bahia; Barcos; Cais; Juazeiro (BA); Pontes; Portos; Praças; Rios; Ruas

Título Secundárias: Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra; Praça Doutor Juvencio Alves; Vaporzinho


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística