Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 27595
Código de Localidade: 2900702
Município: Alagoinhas
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Dionísio Evilásio : Monumento de John Fitzgerald Kennedy : Posto Tupan] : Alagoinhas, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1968
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
John Fitzgerald Kennedy, conhecido como John F. Kennedy, nasceu em 29 de maio de 1917 na cidade de Brookline, Massachusetts, Estados Unidos.
Kennedy frequentou escolas particulares antes de ingressar na Choate, em Wallingford Connecticut.
Em 1935 ingressou na Universidade de Princeton, mas abandonou por questões de saúde e passou dois meses em tratamento num hospital. Em 1936 matriculou-se na Universidade de Harvard.
Em 1937, viajou para Europa onde passou todo o ano que precedeu a Segunda Guerra. Acompanhou os acontecimentos, recolheu dados sobre a política inglesa de apaziguamento no pré-guerra.
Em julho de 1940 apresentou sua tese de conclusão de curso que, depois publicada em livro intitulado “Por que a Inglaterra Dormia?”.
Em 1941, alistou-se para o Exército e foi designado para o Serviço de Inteligência Naval. No ano seguinte, alistou-se para integrar a tripulação de barcos torpedeiros. Além disso, atuou como repórter da rede de jornais Hearst. Em abril de 1946, candidatou-se para Câmara dos Deputados por Massachusetts, em novembro do mesmo ano, venceu a eleição e iniciou a partir de então sua carreira política e foi reeleito em 1948 e, posteriormente, em 1950.
Em abril de 1952 iniciou sua campanha para atuar no Senado e ganhou com 51 por cento dos votos.
Em1954 escreveu um livro intituilado "Perfis de Coragem", que ganhou o Prêmio Pulitzer de 1957.
Em 1958, candidatou-se novamente para o Senado e venceu obtendo 73 por cento dos votos. No dia 2 de janeiro de 1960 anunciou oficialmente sua candidatura para presidente. Em julho de 1960 consegue sua primeira vitória, foi indicado para candidato à presidência do Partido Democrata. Em novembro de 1960, venceu a eleição.
Em 30 de janeiro de 1961, Kennedy fez seu primeiro pronunciamento oficial no Congresso. Em seu governo enfrentou além da miséria, a discriminação racial, o comunismo na América Latina, especialmente em Cuba, conflitos na África, guerras civis e compromissos de assistência com os países do sudeste da Ásia, a aceleração da corrida armamentista e a guerra fria entre Estados Unidos, União Soviética e China.
Em março de 1961 aprovou a formação do Corpo da Paz, chefiado por Robert Shriver, formado por grupos voluntários norte-americanos, a serviço de nações menos desenvolvidas. Em março de 1962 anuncia a retomada dos testes nucleares na atmosfera. Em julho de 1963 submete o projeto de lei dos direitos civis à aprovação do Congresso.
No dia 22 de novembro de 1963, o Presidente Kennedy foi atingido fatalmente por duas balas, uma na garganta e outra na cabeça. Os tiros foram disparados por Lee Oswald, que foi preso e dois dias depois foi morto a tiros diante das câmeras de televisão por Jack Ruby.
John Kennedy foi enterrado no dia 25 de novembro de 1963, no Cemitério Nacional de Arlington, com a presença de 92 líderes de outras nações. Milhares de pessoas saíram às ruas para prestar a última homenagem ao presidente morto.
Disponível em: https://www.ebiografia.com/john_kennedy/. Acesso em: jun. 2017.


Assuntos:
Alagoinhas (BA); Bahia; Kennedy, John F. (John Fitzgerald), 1917-1963; Monumentos; Postos de gasolina; Praças

Título Secundárias: John F. Kennedy


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página