Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 2454
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Porta principal da Catedral Metropolitana : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Catedral Metropolitana foi construída em 1616, no antigo Forte do Presépio, sendo depois transferida para o local atual. Permaneceu como Capela até 1719, quando foi elevada à categoria de Sé. A atual Catedral teve sua construção iniciada em 1748, período em que o barroco ainda predominava no Estado do Grão-Pará, a obra prosseguiu até 1755, sendo concluída até o arco-cruzeiro. Após esse período a obra foi entregue ao arquiteto italiano Landi, estando praticamente pronta por volta de 1774. A antiga Sé de Belém do Pará, possuiu até fins do século XIX, um altar-mor de madeira, idealizado por Landi, em estilo rococó (ou barroco simples), cujo retábulo emoldurava uma tela de Nossa Senhora da Graça, do pintor Alexandrino de Carvalho. Com a promessa de tornar a Igreja da Sé uma bela Catedral, o bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, realizou inúmeras reformas no seu interior. O novo altar-mor, de mármore e alabastro, veio de Roma como oferta do Papa Pio IX, e foi esculpido em estilo neoclássico por Leca Caprini. Os altares laterais expõem telas do pintor Domenico de Angelins. As capelas estão sob a invocação de Nossa Sra. da Graça e do Santíssimo Sacramento e seus altares acompanham o mármore e o neoclássico do altar-mor. Os remanescentes púlpitos de madeira do arquiteto Landi apresentam elementos semelhantes aos das catedrais da idade Média e influência italiana. As portas das sacristias, do Bispo e do Cabido, são em talha com decoração barroca. Na parede da ante-sala da sacristia do Bispo está a imagem, em talha barroca, de Nossa Senhora de Belém.
Disponível em: https://goo.gl/GYUz5s. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/xg4ktv. Acesso em: set. 2017.
Inscrição na foto: Porta principal da Catedral de Belém, Pará, em madeira de lei e moldura de lioz esculpida em artístico rendilhado; aldrabas de bronze.


Assuntos:
Belém (PA); Catedrais; Igrejas (Edifícios); Pará

Título Secundárias: Porta principal da Catedral da Sé; Porta principal da Catedral de Belém; Porta principal da Igreja da Sé; Porta principal da Igreja de N. Sra. da Graça do Pará; Porta principal da Igreja de Nossa Senhora da Graça do Pará


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística