Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 2420
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Boulevard Castilhos França : Sede do Port of Pará : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Boulevard Castilhos França, anteriormente conhecido como Rua do Imperador ou Boulevard da República, foi construído a partir das primeiras obras de aterramento da área praiana localizada próxima a alfândega. Essas obras decorreram do enriquecimento de Belém pela intensificação, na Amazônia, da produção e exportação de látex para abastecer o mercado industrial internacional, ocorrido a partir de 1870. Em 1977, o Boulevard Castilhos França foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/103. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/SbnN6c. Acesso em: set. 2017.
O projeto de construção do porto de Belém foi elaborado no começo do ano de 1897, prevendo novas instalações de atracação e armazenagem em substituição às precárias docas de Ver-o-Peso, Reduto e Souza Franco. As obras tiveram início com a edição do Decreto nº 5.978, de 18 de abril de 1906, que autorizou a implantação do projeto, e do Decreto nº 6.283, de 20 de dezembro de 1906, que definiu o funcionamento da Port of Pará Co., de capital privado, como concessionária do porto. O primeiro trecho de cais, com 120 metros, e um armazém para carga geral,com 2.000 metros quadrados, foram inaugurados em 2 de outubro de 1909. Pelo Decreto-Lei nº 2.142, de 17 de abril de 1940, a União assumiu a direção do Porto de Belém, criando as administrações autônomas: Serviço de Navegação da Amazônia e a Administração do Porto do Pará (SNAPP). Mais tarde, o Decreto-Lei nº 155, de 10 de fevereiro de 1967, extinguiu a SNAPP, dando lugar a Empresa de Navegação da Amazônia S.A. (Enasa), e a Companhia Docas do Pará (CDP), ambas sociedades de economia mista. Esta última vinculada à Portobras que foi extinta em 1990 e por sucessão vinculada à União.
Disponível em: https://goo.gl/vJa1QS. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/StfYXR. Acesso em: out. 2017.


Assuntos:
Belém (PA); Pará; Ruas

Título Secundárias: Avenida Castilhos França; Boulevard da República; Porto de Belém; Rua do Imperador; Sede da CDP; Sede da Companhia Docas do Pará; Sede da SNAPP; Sede do Serviço de Navegação na Amazônia e Administração do Porto do Pará


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística