Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 1942
Código de Localidade: 1303403
Município: Parintins
Tipo de material: fotografia
Título: Catedral de Nossa Senhora do Carmo : Parintins (AM)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1985
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Catedral de Nossa Senhora do Carmo, projetada engenheiro Giovanni Butori, teve seu projeto iniciado em 16 de julho de 1960.
Sua construção é em forma de cruz, a Catedral de 75 metros de comprimento por 50 de largura, em correspondência dos braços da cruz. A altura máxima é de 22 metros. É constituída por sete portas, sendo três na frente e duas laterais do corpo principal, mais duas em correspondência dos braços laterais. A essas sete portas devem-se acrescentar outras quatro internas que dão acesso à sacristia: duas das capelas e duas do presbitério. Ao entrar na Catedral pela porta central, é notável o altar e pelo trono sobre o qual está colocada a imagem de Nossa Senhora do Carmo. O altar, em mármore, foi trazido da Itália, assim como o vitral do fundo.
Em julho de 1964, foi feito o piso. Em 1965, por iniciativa do Sr. José da Preferida, realizou-se, na quadra paroquial, o Primeiro Festival Folclórico de Parintins cuja renda toda foi revertida em favor da construção. Quatro anos depois, foi montada a estrutura metálica do telhado. Dom Arcângelo Cerqua, primeiro bispo de Parintins, conseguiu com o pe. Pascoal Ziello uma imagem de Nossa Senhora do Carmo que foi doada à nova Catedral. Em 1977, o Irmão Miguel de Pascale realizou nas paredes do templo pinturas que impressionam os visitantes. Os tijolinhos do piso e os ladrilhos que revestem a construção (antes da atual reforma) foram todos feitos pela antiga Olaria do Padre Colombo que era de propriedade da Diocese.
Disponível em: http://catedraldeparintins.com.br/paroquia/. Acesso em: maio 2017.


Assuntos:
Amazonas; Catedrais; Igrejas (Edifícios); Parintins (AM)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página