Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 1143
Código de Localidade: 1300706
Município: Boca do Acre
Tipo de material: fotografia
Título: Banco da Amazônia S. A. : Boca do Acre (AM)
Local: Manaus
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Banco da Amazônia S. A. (BASA) foi importante para o desenvolvimento econômico da região amazônica nas últimas seis décadas. Mas o surgimento da instituição demonstra o seu importante papel também na economia mundial, pois durante a 2ª Guerra Mundial financiou a produção de borracha destinada aos países aliados. Naquele momento, os japoneses dominavam as principais fontes produtoras. O Decreto-Lei nº 4.451, de 9 de julho de 1942, cria o Banco de Crédito da Borracha, com participação acionária do Brasil e dos Estados Unidos, com o desafio de revigorar os seringais nativos da região.
Após a guerra, a borracha oriental volta ao mercado mundial e, mais barata, supera a borracha nativa da Amazônia. Em 1950, através do Lei nº 1.184, de 30 de agosto, o governo federal transforma o Banco de Crédito da Borracha em Banco de Crédito da Amazônia S. A., ampliando o financiamento para outras atividades produtivas.
Na década de 1960, já com o nome de Banco da Amazônia, assume o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal.
Em 1970, passa ser uma sociedade de capital aberto, tendo o Tesouro Nacional 51% das ações e o público 49%. Em 1974, é alçado a agente financeiro do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam), administrado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), atuando na expansão da fronteira agrícola e no avanço da industrialização regional. Atua como gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), criado em 1989, possibilita aos mini, micro e pequenos produtores e empresários da região o acesso a uma fonte permanente e estável de financiamentos de longo prazo, com encargos diferenciados, resultando no crescimento de postos de trabalho e da geração de renda. A partir de 2002, deixou de usar a antiga sigla BASA.
Atualmente está voltada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Ao longo do tempo ampliou sua responsabilidade sócio-ambiental, através de programas corporativos, bem como no patrocínio a ações culturais, esportivas e sociais.
Disponível em: http://www.bancoamazonia.com.br/index.php/institucional-obanco-historia. Acesso em: out. 2017.
Fotografia sem coordenada devido a não localização de um item específico.


Assuntos:
Amazonas; Bancos; Boca do Acre (AM)

Título Secundárias: Banco de Crédito da Amazônia S. A.; Banco de Crédito da Borracha; BASA
Entidades: IBGE


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página