Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 1002
Código de Localidade: 1200401
Município: Rio Branco
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Plácido de Castro]: Hotel Chuí : [Quartel da Guarda Territorial] : Rio Branco, AC
Local: Rio Branco
Editor: Foto Araújo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Plácido de Castro, também conhecida como Praça Rodrigues Alves, foi construída no governo de Hugo Carneiro(1926-1930). Todavia, somente foi urbanizada no governo de Guiomard Santos, que durou de 1946 a 1950, assumindo o seu traçado definitivo. Em 1964 a Praça sofreu novas reformas e recebeu uma estátua do Coronel Plácido de Castro, comandante da Revolução Acreana, passando a ser também denominada Praça Plácido de Castro. Passou por novas reformas na década de 1990, e posteriormente, em 2006, foi reurbanizada. Ao seu redor estão a sede da Prefeitura, o imponente prédio do quartel da Polícia Militar e diversos pontos comerciais, como bancos, restaurantes e comércio em geral.
Disponível em: http://migre.me/ubuNC. Acesso em: maio de 2016.
Disponível em: http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/rio-branco/atracoes/praca-da-revolucao-cel-placido-de-castro/. Acesso em: maio de 2016.
O Hotel Chuí foi construído a partir da reforma do prédio da antiga penitenciária da cidade. É a atual sede da prefeitura de Rio Branco.
Disponível em: http://www.riobranco.ac.gov.br/index.php/noticias/noticias-itens/ultimas-noticias/3355-sansao-pereira-entrega-a-angelim-a-obra-hotel-chui.html. Acesso em: maio de 2015.
Disponível em: http://migre.me/u5W5J. Acesso em: maio de 2016.
Construído durante o governo de Hugo Carneiro (1927-1930) como parte do projeto que visava a modernização da Cidade, o antigo prédio do Quartel da Guarda Territorial é um dos patrimônios mais antigos do Acre, que sempre serviu a população com a mesma função. Atualmente no prédio funciona a sede do Quartel da Polícia Militar, com a parte administrativa e burocrática, além do alto comando da instituição. O Patrimônio sofreu poucas alterações desde sua construção. O Governo Federal criou as Companhias Regionais que, mais tarde, foram substituídas pela Força Polícial do Território Federal do Acre. Na década de 1930, essa unidade dá lugar à Polícia Militar do Território Federal do Acre, denominação que perdurou até a década de 1940, quando foi criada a Guarda Territorial do Acre. Com a promulgação da primeira constituição acreana, na década de 1960 o nome da milícia acreana passa a ser Polícia Militar do Estado do Acre(Pmac), que tem, como missão fundamental, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado.
Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/100843830/A-Historia-de-Rio-Branco-atraves-de-seus-varadouros. Acesso em: maio de 2016.


Assuntos:
Acre; Edifícios públicos; Hotéis; Polícias; Praças; Prefeituras; Prisões; Quartéis; Rio Branco (AC)

Título Secundárias: Pmac; Praça Cel. Plácido de Castro; Praça Coronel Plácido de Castro; Praça da Revolução; Praça Rodrigues Alves; Prefeitura Municipal; Presídio Ministro Vicente Rao; Quartel da Pmac; Quartel da Polícia Militar do Estado do Acre


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página