Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 102079
Nº de chamada: 330.564(81)-R397r
Complemento 1: 2023
Complemento 2: F
ISBN: 9788524046117
Tipo de material: folheto
Título: Rendimento de todas as fontes : 2023 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2024
Descrição física: 15, 129 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Outro título: Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua.
Indicação de conteúdo: A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, além de produzir resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa e investigar outros aspectos relevantes, selecionados de acordo com as necessidades de informação.
Os dados apresentados neste informativo se referem aos rendimentos de todas as fontes, ou seja, aos provenientes de todos os trabalhos e àqueles oriundos de outras fontes, com detalhamento geográfico para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Os rendimentos do trabalho, em virtude de sua importância, peso e variabilidade, são investigados de duas formas pela PNAD Contínua: a primeira se refere ao rendimento bruto recebido no mês de referência da pesquisa pelo trabalho, classificado como rendimento efetivo do trabalho, enquanto a segunda corresponde ao rendimento bruto normalmente recebido pelo trabalho, classificado como rendimento habitual do trabalho. Ambos são captados em todas as entrevistas, somente entre os moradores de 14 anos ou mais de idade ocupados na semana de referência.
Os rendimentos de outras fontes, por sua vez, são investigados na primeira e na quinta entrevista, entre todos os moradores do domicílio, considerando-se o valor recebido no mês de referência da pesquisa, e compreendem aqueles, recebidos em dinheiro, que não são oriundos de trabalho da semana de referência e não possuem natureza esporádica (ganhos de loteria, venda de bem móvel ou imóvel, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, restituição do imposto de renda, herança, indenização de seguro etc.). Englobam, assim, os rendimentos originados de programas sociais, como Benefício de Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social - BPC-LOAS, Bolsa Família/Auxílio Brasil, entre outros programas governamentais; aposentadoria ou pensão do Plano de Seguridade Social da União ou de instituto de previdência federal, estadual ou municipal, inclusive do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural - FUNRURAL; seguro-desemprego ou seguro-defeso; pensão alimentícia, doação ou mesada de não morador; aluguel ou arrendamento; e outros rendimentos, nos quais estão incluídos rentabilidades de aplicações financeiras, bolsas de estudos, direitos autorais, exploração de patentes, entre outros recursos.
O informativo traz comentários analíticos sobre variados aspectos do tema em 2023, dentre os quais se destacam a distribuição das pessoas por tipo de rendimento recebido; rendimento médio mensal real da população residente com rendimento; indicadores de concentração de rendimento; massa mensal de rendimento; participação percentual dos diversos tipos de rendimento na composição do rendimento domiciliar per capita; e indicadores selecionados sobre os domicílios que receberam algum benefício oriundo de programa de transferência de renda do governo federal. Para efeito da presente análise, as informações sobre os rendimentos do trabalho referem-se àqueles habitualmente recebidos, enquanto as dos rendimentos de outras fontes correspondem aos efetivamente recebidos no mês de referência da pesquisa, cujos valores foram deflacionados a preços médios de 2023, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA calculado pelo IBGE. Adicionalmente, para o cálculo dos indicadores, são considerados os dados acumulados de primeira entrevista, exceto no período de 2020 a 2022, no qual foi utilizado o acumulado de quinta entrevista devido à pandemia de COVID-19 e à resultante queda da taxa de resposta à pesquisa durante esse evento. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam relevâncias observadas em cada uma dessas perspectivas de análise, segundo as Grandes Regiões.
O conjunto dessas informações, portanto, possibilita estudos relacionados tanto aos rendimentos provenientes das atividades laborais quanto ao rendimento total do domicílio.
Por decisão editorial, a partir de 2017 a publicação passou a ser divulgada em duas partes. A primeira parte corresponde a um informativo contendo comentários analíticos ilustrados com tabelas e gráficos que destacam os principais resultados do estudo/pesquisa, e é disponibilizada tanto em meio impresso como em meio digital (formato pdf). A segunda parte, constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresenta considerações de natureza metodológica sobre o estudo/pesquisa, sendo veiculada apenas em meio digital (formato pdf).


Assuntos:
Brasil; Distribuição; Domicílios; Estatística; Levantamentos domiciliares; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua; Renda

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : rendimento de todas as fontes : 2023; PNAD contínua : rendimento de todas as fontes : 2023
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página