Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 102025
Nº de chamada: 331.5(81)-C257
Complemento 1: F
Complemento 2: 2022
ISBN: 9788524045790
Tipo de material: folheto
Título: Características adicionais do mercado de trabalho 2022
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2023
Descrição física: 12, 126 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, além de produzir resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa e investigar outros aspectos relevantes, de acordo com as necessidades de informação. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, sendo as características adicionais do mercado de trabalho obtidas na primeira visita. Cabe recordar que, a partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta, com redução considerável da taxa de aproveitamento da amostra, o que dificultou a mensuração de alguns indicadores dos módulos temáticos investigados exclusivamente na primeira visita, da qual se originam as informações em tela. Assim, com o lançamento do presente informativo, o IBGE retoma a análise das características adicionais do mercado de trabalho, confrontando-as, em especial, com as obtidas em 2019, ano de referência da última divulgação, e dá continuidade ao exame de sua evolução ao longo da série histórica iniciada em 2012. A publicação traz comentários analíticos sobre variados aspectos do tema, entre os quais se destacam: população ocupada; associação a sindicato, por posição na ocupação, grupamentos de atividade, categoria do emprego e nível de instrução dos trabalhadores; adesão a cooperativa de trabalho ou produção; empregadores e trabalhadores por conta própria em empreendimentos registrados no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria Especial da Receita Federal; e local de exercício do trabalho. Os comentários são ilustrados graficamente e realçam os principais indicadores observados em cada uma das perspectivas de análise, para o conjunto do País e por Grandes Regiões. Cumpre realçar que os resultados estimados incorporam a reponderação da PNAD Contínua ocorrida em 2021, cujos dados consideram os totais populacionais, por sexo e grupos etários, segundo projeções populacionais baseadas no Censo Demográfico 2010. As notas técnicas sobre a pesquisa fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros tópicos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2017, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.


Assuntos:
Estatística; Levantamentos domiciliares; Mercado de trabalho; Ocupações; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : características adicionais do mercado de trabalho : 2022; PNAD contínua : características adicionais do mercado de trabalho : 2022
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística