Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101990
Nº de chamada: 330.552(81-21)-P964
Complemento 1: 2020
Complemento 2: n. 92
ISBN: 9788524045608
Tipo de material: folheto
Título: Produto interno bruto dos municípios 2020 / IBGE, Coordenação de Contas Nacionais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 16, 26 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, apresenta os resultados do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios de 2020. A metodologia adotada para sua estimativa é uniforme para todas as Unidades da Federação e integrada, conceitualmente, aos procedimentos adotados no Sistema de Contas Nacionais - SCN e no Sistema de Contas Regionais - SCR. Portanto, os resultados ora divulgados são coerentes e comparáveis entre si e com os resultados do SCN e do SCR. São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grupos de atividade econômica: Agropecuária, Indústria e Serviços – além da Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, devido à importância dessa atividade na economia brasileira –, bem como os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos; o PIB; e o PIB per capita. Essas informações, além de estabelecerem relações macroeconômicas, possibilitam traçar o perfil econômico de cada um dos Municípios brasileiros. O presente informativo traz comentários analíticos sobre os principais destaques observados no ano de 2020, com comparações em relação a 2019 e, para alguns aspectos, também em relação a 2002, início da série publicada. Com a colaboração da Diretoria de Geociências, são apresentadas, ainda, análises geográficas mais detalhadas, que interpretam o PIB dos Municípios de acordo com a sua distribuição no País, com base em tipologias (classificações de Municípios como, por exemplo, por hierarquia urbana) e regionalizações (agregações de Municípios contíguos, por vezes a partir da identificação de polos). Esses instrumentos conferem outros significados aos dados da publicação, mostrando padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do Território Nacional. Cabe informar que para as estimativas de 2019 e 2020, os Municípios do Estado de Pernambuco tiveram as suas estruturas que dependem das informações de saídas de mercadorias evoluídas segundo o consumo de energia elétrica. Outrossim, excepcionalmente nesta divulgação, os resultados do ano de 2018 para os Municípios do Rio Grande do Norte foram revisados, devido à atualização do arquivo da variável saídas de mercadorias.

Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2016, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda, é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.


Assuntos:
Brasil; Municípios; Produto interno bruto

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Contas Nacionais
Título Secundário: Notas técnicas : Produto Interno Bruto dos Municípios : 2020; PIB dos municípios; Produto Interno Bruto dos Municípios : 2020 : notas técnicas
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística