Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101980
Nº de chamada: 502(81)-M174po
ISBN: 9788524045530
Tipo de material: livro
Título: Potencialidade agrícola natural das terras / IBGE, Coordenação de Meio Ambiente
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 42 p. : il., mapas, retrs.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Classificação utilizada para reunir a coleção.
Acima do título: Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil.
A publicação acompanha um folder de divulgação.
Indicação de conteúdo: Os volumes da coleção Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil fornecem uma visão abrangente e integrada do meio natural do País, reunindo estatísticas, análises e avaliações sobre a distribuição espacial de seus elementos em escala de mapeamento e classificações uniformes. Ao retomar o tema Pedologia, o IBGE amplia o foco do livro inaugural dessa coleção, que explorou, entre outros aspectos, as principais características dos tipos de solos do Território Nacional, de acordo com as classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS, apresentando, neste quarto volume, um estudo das correlações entre as classes de solos e de relevo inclusas nas unidades de mapeamento, com interpretações de suas potencialidades e limitações, sob a perspectiva do desenvolvimento agrícola. Com esse propósito, foram identificadas cinco categorias de terras, hierarquizadas em função de suas potencialidades e limitações quanto ao uso agrícola – muito boa, boa, moderada, restrita e fortemente restrita. Como fruto desse estudo, a publicação apresenta o Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras, bem como as distribuições nacional e regional espacializadas das cinco classes de potencialidades então identificadas, as quais são acompanhadas de estatísticas sobre as áreas territoriais das Grandes Regiões e Unidades da Federação e as respectivas áreas ocupadas por cada uma dessas classes. As análises ora divulgadas seguem os princípios básicos e os conceitos já expostos no Mapa de Potencialidade Agrícola que integra o Atlas nacional do Brasil Milton Santos, publicado, em 2010, pelo IBGE, porém são baseadas em referenciais atualizados em maior escala de análise, disponíveis no Banco de Dados de Informações Ambientais - BDiA, também do Instituto. A publicação inclui notas técnicas com aspectos metodológicos do presente estudo e informações sobre os principais solos relacionados às referidas classes de potencialidades, além de um glossário com os termos considerados essenciais à apreensão desses resultados.


Assuntos:
Agricultura; Brasil; Ciência do solo; Geologia; Geomorfologia; Recursos naturais; Relevo (Geografia); Solos; Vegetação

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Meio Ambiente
Título Secundário: Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil; Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil : potencialidade agrícola natural das terras
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística