Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101962
Nº de chamada: 35.071.55(81)-Q1q
Complemento 1: 2. ed.
ISBN: 9788524045400
Tipo de material: livro
Título: Quadro geográfico de referência para produção, análise e disseminação de estatísticas / IBGE, Coordenação de Geomática
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 174 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: Em sintonia com as novas propostas de divulgação de estatísticas oficiais que vêm sendo adotadas, na contemporaneidade, em alguns países, o IBGE apresenta, nesta publicação, uma referência única, de âmbito nacional, que permite relacionar as estatísticas dos censos e de suas demais pesquisas com os recortes geográficos correspondentes, sejam eles produzidos pelo Instituto ou por fontes externas, ou ainda provenientes de legislações. Para tal, a exemplo das informações trazidas a público em 2019, são considerados, nesta segunda edição, dois grandes grupos de recortes geográficos que refletem as mudanças locais e regionais resultantes da ação da sociedade, da economia e do Estado brasileiro que reestruturam continuamente o imenso Território Nacional. O primeiro grupo, Recortes legais publicados pelo IBGE, abarca áreas administrativas definidas por legislações ou atos normativos para as quais o IBGE está comprometido a disponibilizar estatísticas. Sua delimitação, portanto, não é feita pelo Instituto, e, como resultado, esses recortes são atualizados apenas quando as mudanças são oficializadas por seus produtores ou por meio de novos instrumentos jurídicos ou administrativos. O segundo grupo, Recortes institucionais do IBGE, compreende áreas definidas pelo próprio Instituto especificamente para a produção, divulgação e análise das estatísticas oficiais. Esses recortes são projetados para atender aos requisitos de coleta e operação dos censos e demais pesquisas, bem como aos estudos geográficos essenciais para tais estatísticas, a fim de produzir recortes variados e relevantes para o planejamento e a gestão pública, além de insumos para investimentos da iniciativa privada. Com base nos recortes que compõem o Quadro Geográfico, é possível compor um conjunto de informações territoriais atualizadas que possibilita à sociedade acessar, visualizar, analisar e compreender as estatísticas produzidas pelo IBGE. Para cada um dos recortes geográficos considerados, são apresentadas informações sobre como eles são produzidos, atualizados e gerenciados. Esta publicação dá continuidade a um projeto institucional que pretende integrar os sistemas vigentes e normatizar a incorporação dos novos recortes territoriais presentes no Brasil contemporâneo, fortalecendo, por conseguinte, a integração entre a Estatística e a Geografia com vistas à disponibilização de dados comparáveis e espacialmente integrados.


Assuntos:
Divisões territoriais e administrativas; Mapas estatísticos

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geomática
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101962.pdf

© 2022 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística