Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101957
Nº de chamada: 314.6(81)-C257
Complemento 1: 2020-2021
Complemento 2: F
ISBN: 9788524045394
Tipo de material: folheto
Título: Características gerais dos moradores 2020-2021 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 8, 115 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para os anos de 2012 a 2019 abarcados no presente informativo, foram considerados os dados acumulados de primeira entrevista, e, para os anos de 2020 e 2021, os de quinta entrevista. Essa alteração ensejou o melhor aproveitamento da amostra da quinta entrevista durante o período da pandemia de COVID-19. O informativo traz comentários analíticos sobre a distribuição da população residente por sexo, grupos de idade, cor ou raça e condição no domicílio, bem como sobre as diferenças regionais relativas a esses indicadores e a evolução das características da população analisadas no período de 2012 a 2021, contemplando, assim, os anos inicial e final da série histórica da pesquisa. A exemplo das edições anteriores, os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma das perspectivas focalizadas, segundo as Grandes Regiões, no período considerado. Os resultados ora divulgados, cumpre destacar, incorporam a reponderação da PNAD Contínua realizada em 2021, cujos pesos de expansão da amostra foram calibrados pelos totais populacionais por sexo e grupos de idade, segundo os dados das Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, revisados em 2018. A distribuição etária da população do Brasil obtida pela PNAD Continua expressa, dessa forma, as tendências demográficas e a distribuição etária e por sexo do período em análise, tal qual nas projeções da população anteriormente calculadas. Cabe salientar, no entanto, que as estimativas de população projetadas pelo IBGE, revisadas em 2018, ainda não incorporaram os efeitos da pandemia de COVID-19, da qual resultaram tanto a elevação direta dos óbitos, notadamente entre os idosos, quanto a redução dos nascimentos, conforme dados já disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os resultados do Censo Demográfico 2022, por conseguinte, serão fundamentais para a atualização de tais projeções.

Por decisão editorial, a partir de 2017 a publicação passou a ser divulgada em duas partes. A primeira parte corresponde a um informativo contendo comentários analíticos ilustrados com tabelas e gráficos que destacam os principais resultados do estudo/pesquisa. A segunda parte, constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresenta considerações de natureza metodológica sobre o estudo/pesquisa.


Assuntos:
Domicílios; Estatística; Levantamentos domiciliares; Mercado de trabalho; Ocupações; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : características gerais dos moradores : 2020-2021; PNAD contínua : características gerais dos moradores : 2020-2021
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística