Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101934
Nº de chamada: 311.141:614(81)-P474po
Complemento 1: 2019
ISBN: 9788524045318
Tipo de material: folheto
Título: Pesquisa nacional de saúde : 2019 : orientação sexual autoidentificada da população adulta / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 24 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Inclui glossário.
Indicação de conteúdo: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulga, nesta publicação, os resultados referentes à investigação sobre a orientação sexual da população adulta brasileira de 18 anos ou mais de idade, tema introduzido, em caráter experimental, no Módulo de Atividade Sexual (Módulo Y) da Pesquisa Nacional de Saúde - PNS 2019. Os resultados ora divulgados estão sendo apresentados como estatísticas experimentais, as quais são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e as partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Nesse caso, os dados referentes à orientação sexual encontram-se ainda sob avaliação por não terem atingido um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia, sendo, portanto, um primeiro exercício para a captação do tema em questão. A pergunta sobre a orientação sexual foi introduzida no Módulo de Atividade Sexual da PNS 2019 para atender à demanda por informações, em âmbito nacional, no sentido de caracterizar a população de acordo com a sua orientação sexual. Sua inclusão nessa pesquisa ocorreu pelas oportunidades temporal e temática, viabilizando estudos que venham a explorar aspectos relacionados não só ao mercado de trabalho, como também a outros ligados à saúde incluídos na pesquisa, segundo os diferentes tipos de orientação sexual autodeclarados pelas pessoas. A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, abarca uma variedade de temas relacionados à saúde da população e aos impactos nos serviços de saúde do País. Sua primeira edição ocorreu em 2013 e, na segunda e mais recente edição da pesquisa, realizada em 2019, novos temas foram introduzidos, entre os quais o relacionado à atividade sexual, cujo módulo de investigação incluiu a pergunta sobre a orientação sexual das pessoas de 18 anos ou mais de idade. Cumpre destacar que a captação dessa informação pela PNS 2019 constitui uma investigação inédita nas pesquisas domiciliares do IBGE, visto que, até o momento, os dados disponíveis sobre essa temática correspondem aos casais do mesmo sexo, obtidos no Censo Demográfico 2010 e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, realizada desde 2012.


Assuntos:
Brasil; Indicadores de saúde; Orientação sexual; Saúde; Saúde pública

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Investigações Experimentais. Estatísticas Experimentais

Download(s):

liv101934.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística