Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101928
Nº de chamada: 338.22:614(81)-C759
Complemento 1: n. 87
Complemento 2: 2010-2019
ISBN: 9786588162088
Tipo de material: livro
Título: Conta-satélite de saúde : Brasil : 2010-2019 / IBGE, Coordenação de Contas Nacionais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 12, 35 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2016, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda, é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.
Indicação de conteúdo:As contas-satélites são uma extensão do Sistema de Contas Nacionais - SCN. Elas permitem a elaboração de análises sobre o perfil e a evolução de um determinado setor, de forma comparável ao total da economia medido pelas Contas Nacionais. Com a divulgação da Conta-Satélite de Saúde do Brasil, fruto de esforços interinstitucionais desenvolvidos com a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, e o Ministério da Saúde, o IBGE apresenta, neste informativo, comentários analíticos sobre a estrutura produtiva e a dinâmica do setor de saúde no Brasil, oferecendo um panorama dos seus recursos e usos no País no período de 2010 a 2019. A exemplo das edições anteriores, são contempladas três perspectivas de análise desse setor econômico: despesa, que trata do consumo final de bens e serviços de saúde pela população residente; produção, que aborda a participação das atividades relacionadas à saúde na composição do valor adicionado total da economia; e renda, que mede a participação do setor na geração de postos de trabalho e renda no País. As notas técnicas sobre o tema são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas trazem considerações de natureza metodológica sobre o estudo, bem como um glossário com os conceitos considerados relevantes. A Conta-Satélite de Saúde do Brasil, cabe ressaltar, adota uma classificação de produtos e atividades compatível com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, com informações comparáveis entre si e integralmente compatíveis com o Sistema de Contas Nacionais - referência 2010 para estimar a participação da saúde no total da economia brasileira e efetuar análises comparativas ao longo do tempo. Suas estimativas estão, portanto, em conformidade com o System of national accounts 2008, SNA 2008, manual preparado sob os auspícios da Organização das Nações Unidas - ONU, Comissão Europeia - Eurostat, Fundo Monetário Internacional - FMI, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE e Banco Mundial, o que reflete o compromisso do IBGE com a sistemática de revisões periódicas de suas práticas, conforme preconizam as recomendações internacionais.


Assuntos:
Brasil; Economia da saúde; Estatística; Indicadores de saúde; Indicadores econômicos; Política de saúde; Serviços de saúde

Entidade Secundária: Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil); Brasil. Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; IBGE. Coordenação de Contas Nacionais; IPEA
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística