Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101863
Nº de chamada: 334.72(81)-D383
Complemento 1: n. 35
Complemento 2: 2019
ISBN: 9786587201849
Tipo de material: livro
Título: Demografia das empresas e estatísticas de empreendedorismo : 2019 / IBGE, Coordenação de Cadastro e Classificações
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2021
Descrição física: 126 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Publicação complementar: Estatísticas do cadastro central de empresas.
Inclui glossário.
O presente estudo tem como objetivo apresentar a dinâmica demográfica das empresas formais brasileiras e as estatísticas de empreendedorismo a partir dos conceitos definidos nos documentos EUROSTAT-OECD manual on business demography statistics e Measuring entrepreneurship: a collection of indicators, ambos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD). A publicação apresenta Notas técnicas com considerações de natureza metodológica sobre os temas, seguidas da Análise dos resultados organizada em duas partes. A primeira parte trata da dinâmica demográfica, com respeito às taxas de entrada, saída e sobrevivência, segundo o porte e a atividade econômica das empresas. Traz ainda informações sobre o pessoal ocupado assalariado, segundo o sexo e a escolaridade, por tipo de evento demográfico, um estudo da sobrevivência, até 2019, daquelas nascidas em 2014, análise evolutiva da mobilidade, por porte, das sobreviventes desde 2012, bem como a dinâmica de entrada e saída de unidades locais das empresas sobreviventes e avaliação dos resultados regionais, inclusive, da sobrevivência das unidades locais nascidas em 2009. A segunda parte analisa o empreendedorismo a partir das empresas de alto crescimento e das empresas gazelas, segundo o porte e a atividade econômica, seu respectivo impacto na geração de postos de trabalho assalariados formais no período de 2016 a 2019, bem como sua participação no valor adicionado bruto, na produtividade do trabalho e na receita líquida em relação àquelas com 10 ou mais pessoas assalariadas em 2019. Os conceitos das variáveis utilizadas nas tabelas de resultados podem ser encontrados no Glossário, e as descrições dos códigos de atividade econômica e de natureza jurídica, nos Anexos que complementam o presente volume.


Assuntos:
Aspectos econômicos; Aspectos sociais; Brasil; Empreendedorismo; Empresas

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Cadastro e Classificações
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação econômica, ISSN 1679-480X

Download(s):

liv101863.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística