Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101853
Nº de chamada: 504(81)-C614
Complemento 1: n. 5
ISBN: 9786587201788
Tipo de material: livro
Título: Classificação internacional dos ecossistemas no Brasil : comparação entre as classes de vegetação e de cobertura e uso da terra do IBGE e os grupos funcionais de ecossistemas da IUCN
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2021
Descrição física: 80 p.
Notas:
A Tipologia Global de Ecossistemas da IUCN, do manual metodológico da UNSD para a contabilidade dos ecossistemas, System of Environmental-Economic Accounting: Ecosystem Accounting, foi selecionada como a de referência para a delimitação de unidades espaciais de análise.
A proposta é no sentido de possibilitar uma comparabilidade internacional dos indicadores propostos para essas Contas, de forma espacializada.
endo isto em vista, a busca por uma referência internacional e a adoção de um padrão no Brasil para a mensuração dos ecossistemas é imprescindível para o monitoramento da condição e dos serviços dos ecossistemas, resguardada a necessidade de uma visão integrada e abrangente, que considere suas dinâmicas e interdependências.
Para este trabalho, foram realizadas comparações conceituais e espaciais das classes de vegetação e de cobertura e uso da terra, ambos do IBGE, e o Grupos Funcionais de Ecossistemas propostos pela IUCN, com o objetivo de avaliar as proporções de comparabilidade no território e ampliar a compreensão sobre as limitações dos métodos, e das fontes de dados diversas.
É importante ressaltar que essa publicação se enquadra como Texto para Discussão por não compreender resultados com metodologia validada pelo IBGE. O objetivo é propor uma análise passível de debate entre pares, tanto interna como externamente, visando então avançar na reflexão sobre os tipos de ecossistemas e no aprimoramento do modelo internacional proposto, tanto no que se refere às compatibilidades apresentadas quanto às possibilidades futuras de agregação de mais dados advindos dos mapeamentos de Recursos Naturais produzidos pelo IBGE.


Assuntos:
Biomas; Brasil; Classificação; Cobertura dos solos; Ecossistemas; Solos; Vegetação

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais
Título Secundário: Classificação internacional dos ecossistemas no Brasil : comparação entre as classes de vegetação e de cobertura e uso da terra do IBGE e os grupos funcionais de ecossistemas da União Internacional para Conservação da Natureza
Série Secundária: Textos para discussão. Diretoria de Geociências, ISSN 1806-4531

Download(s):

liv101853.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística