Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101841
Nº de chamada: 531.719.4-M691
Complemento 1: v. 47
ISBN: 9786587201641
Tipo de material: livro
Título: Modelo hgeoHNOR2020 para conversão de altitudes geométricas em altitudes normais / IBGE, Coordenação de Geodésia
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2021
Descrição física: 51 p. : il. color.
Notas: Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: Nas atividades de engenharia e geociências em que o posicionamento vertical tem papel essencial, os profissionais envolvidos reconhecem a importância da utilização de altitudes que reflitam as características do campo da gravidade terrestre. Genericamente denominadas altitudes físicas, essas altitudes são, no Brasil, obtidas pelo IBGE, desde 1945, como resultado das medições de nivelamento geométrico entre as Referências de Nível da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP), e disponibilizadas em seu Banco de Dados Geodésicos – BDG. Por outro lado, com a crescente adoção de soluções de posicionamento via sistemas de satélites e serviços geodésicos associados, atualmente são obtidas altitudes inteiramente desvinculadas do campo da gravidade. Conhecidas como altitudes geométricas, elas não representam, adequadamente, o escoamento de massas por gravidade, como o fluxo de água em grandes canais de irrigação ou em planícies costeiras. A consequente necessidade de conversão dessas altitudes geométricas em altitudes físicas vem sendo atendida pelo IBGE com os modelos gravimétricos da série MAPGEO desde 1992, com as limitações inerentes às dificuldades de obtenção de uma cobertura homogênea do Território Nacional, não apenas com estações gravimétricas, mas também com estações de geodésia a satélite coincidentes com referências de nível. Com o lançamento do modelo hgeoHNOR2020, o IBGE dá um passo fundamental e inédito para o refinamento dos resultados da conversão de altitudes. Esta primeira versão do hgeoHNOR, cuja metodologia de construção é apresentada na presente publicação, fornece o fator para conversão que permite aos usuários a obtenção de altitudes físicas a partir de altitudes geométricas, com maior consistência em relação ao sistema altimétrico oficial. Esse sistema é materializado, atualmente, pelas novas altitudes normais das referências de nível da RAAP, resultantes do Reajustamento da Rede Altimétrica com Números Geopotenciais - Realt 2018, divulgado pelo IBGE, em segunda edição, em 2019. A publicação traz a público as bases teórico-conceituais que fundamentaram e nortearam a elaboração do hgeoHNOR2020. Para tal, são apresentados um resumo histórico da evolução dos modelos geoidais utilizados anteriormente para a conversão de altitudes, uma avaliação detalhada do principal insumo para o cálculo da presente versão do hgeoHNOR (as estações SAT-RN), a metodologia utilizada nesse cálculo, e a avaliação dos resultados assim obtidos, comparando-os com os resultados referentes ao modelo geoidal vigente, o MAPGEO2015. O serviço de cálculo que facilita a obtenção dos fatores para conversão de altitudes geométricas em altitudes normais, e das respectivas estimativas de incerteza, também está acessível no portal do IBGE. Os dados de entrada são submetidos, preferencialmente, via arquivo com a lista de coordenadas de interesse do usuário, e os resultados colocados à sua disposição por meio de correio eletrônico.


Assuntos:
Altitudes; Altitudes - Medição; Levantamentos; Modelos de dados geoespaciais

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geodésia
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Relatórios metodológicos (IBGE), ISSN 0101-2843

Download(s):

liv101841.pdf

© 2021 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística