Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101767
Nº de chamada: 311.141:338.5(81)-S623s
Complemento 1: 8. ed.
Complemento 2: v. 14
ISBN: 9786587201306
Tipo de material: livro
Título: Sistema nacional de índices de preços ao consumidor : métodos de cálculo / IBGE, Coordenação de Índices de Preços
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2020
Descrição física: 149 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Inclui glossário.
Indicação de conteúdo: O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC, elaborado pelo IBGE, tem, em sua concepção, o propósito de ser uma medida representativa do movimento do nível geral de preços para o consumidor final, constituindo um importante conjunto de instrumentos para o acompanhamento da conjuntura econômica de curto prazo e o planejamento de políticas públicas, mediante a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor (IPCs).
Em virtude do dinamismo da economia e das mudanças nos hábitos de consumo da sociedade, a produção de um IPC traz constantes desafios para a manutenção de uma estatística capaz de retratar, com precisão e representatividade, o perfil de consumo da população de interesse do indicador e o movimento do nível geral de preços para o consumidor. Para atingir tal objetivo, é necessário, portanto, um constante aperfeiçoamento de rotinas, processos e metodologias adotados para a produção dos indicadores calculados no âmbito do SNIPC, o que vem sendo implementado pelo IBGE ao longo dos 40 anos de história do Sistema e documentado em sucessivos relatórios metodológicos.
Com o lançamento da oitava edição deste relatório, são apresentados os mais recentes aprimoramentos introduzidos na revisão metodológica do Sistema e as modificações dela decorrentes.
A publicação detalha a complexidade de todas as etapas envolvidas na produção dos IPCs, desde as bases conceituais sobre as quais os indicadores estão ancorados e quais as implicações práticas de tais conceitos, até o processo de sua disseminação, em uma abordagem que procura conciliar descrições qualitativas dos processos e métodos utilizados e, quando cabível, formulações matemáticas.
Informações adicionais, em três apêndices, enriquecem a presente edição. O primeiro sintetiza as principais atualizações e aperfeiçoamentos metodológicos do SNIPC em uma perspectiva histórica; o segundo ilustra, por meio de um exemplo numérico hipotético, os métodos de cálculo dos índices produzidos; e o terceiro, por fi m, traz um exemplo de calendário de coleta de preços utilizado como referência pelas equipes do escritório central e das Unidades Estaduais do IBGE. A publicação é complementada, pela primeira vez, com um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes.


Assuntos:
Custo de vida; Índice Nacional de Preços ao Consumidor; Índices de preços ao consumidor; Métodos estatísticos

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Índices de Preços
Título Secundário: Métodos de cálculo do SNIPC
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Relatórios metodológicos (IBGE), ISSN 0101-2843

Download(s):

liv101767.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística