Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101746
Nº de chamada: 911-B522i
Complemento 1: n. 27
ISBN: 9786587201191
Tipo de material: livro
Autor: Bernardes, Nilo, 1922-1991
Título: Iniciação à geografia
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2020
Descrição física: 139 p. : il.
Notas:
Inclui bibliografia.
Indicação de conteúdo: A edição deste manuscrito inédito de Nilo Bernardes, geógrafo que, entre tantas contribuições a esse campo de estudos, compôs os quadros do Conselho Nacional de Geografia - CNG e, posteriormente, do IBGE, constitui justa homenagem a um profissional que contribuiu intensamente para o reconhecimento e a consolidação dos estudos geográficos no Brasil. No dizer do Professor Sergio Nunes Pereira, do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF e autor da Introdução da presente obra, a abrangência e a variedade dos temas contemplados por Nilo Bernardes neste trabalho indicam a sua preocupação em oferecer reflexões, tanto nos fundamentos teóricos da disciplina quanto em suas metodologias, abordando, de forma inédita para a época, questões práticas do exercício da profissão. A Geografia brasileira não pôde dialogar com tais reflexões no contexto em que elas foram geradas, por isso publicá-las, agora, cumpre o papel de afirmar a importância da variedade de vozes no debate intelectual e valorizar o compromisso intelectual de um pensador com as questões de seu tempo. Nilo Bernardes transitou pelo universo das pesquisas técnicas voltadas ao planejamento no CNG e no IBGE e pelo domínio das reflexões teóricas e práticas mais atualizadas nos organismos nacionais e internacionais em que atuou, e a presente obra, que se destinava, originalmente, aos estudantes dos primeiros anos de graduação na disciplina, permite aquilatar a formação profissional de excelência desse autor que transcendeu o ensino acadêmico. Para além de toda a variedade e a qualidade de influências que marcaram a sua formação, é preciso destacar a sua convivência com a esposa, a geógrafa Lysia Maria Cavalcanti Bernardes, um expoente nos campos da Geografia Urbana e Regional e cuja produção intelectual é referência obrigatória nas graduações no Rio de Janeiro. Grande parte das contribuições de Nilo Bernardes à Geografia está registrada nas páginas da Revista Brasileira de Geografia, também publicada pelo Instituto, a qual efetivou, por meio de seu Conselho Editorial e em parceria com a Memória Institucional do IBGE, a preparação desta edição. Resgatar a memória daqueles que contribuíram para o avanço do conhecimento nesse campo de atuação e prestar-lhes justa homenagem é uma grande satisfação. Por tudo isso, o IBGE agradece aos herdeiros de Nilo e Lysia Bernardes a escolha desta Casa para a publicação deste manuscrito.
Disponível somente em meio digital.
Edição póstuma organizada pelo Conselho Editorial da Revista Brasileira de Geografia - RBG com a colaboração do Professor Sergio Luiz Nunes Pereira.


Assuntos:
Bernardes, Nilo, 1922-1991; Brasil; Ensino; Geografia

Série Secundária: Coleção Ibgeana; Documentos para disseminação. Memória institucional, ISSN 0103-6459

Download(s):

liv101746.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística