Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101739
Nº de chamada: 338.482.2-T938
Complemento 1: F
Complemento 2: 2019
ISBN: 9786587201139
Tipo de material: folheto
Título: Turismo : 2019
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2020
Descrição física: 8 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado no presente informativo - turismo - foram acumulados os dados correspondentes ao terceiro trimestre de 2019. Esta investigação, realizada, pela primeira vez, em convênio com o Ministério do Turismo, teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Com esse propósito, foram apuradas as características da viagem que, associadas a outras obtidas pela pesquisa, como o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica em especial. Os dados apresentados no presente informativo têm detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões. Os comentários analíticos contemplam variados indicadores relacionados ao tema, entre os quais se destacam: realização de ao menos uma viagem no trimestre considerado, entendendo-se como tal o deslocamento de uma pessoa ou grupo, fora do seu entorno habitual, desde o momento da saída até o seu regresso, seja por interesse pessoal, seja profissional; motivo da não ocorrência de viagem, como ausência de dinheiro, tempo, necessidade, entre outros; motivo da ocorrência de viagem pessoal (lazer, compras, religião, tratamento de saúde e bem-estar, entre outros) ou profissional (notadamente, negócios e trabalho); pernoites realizados; média de moradores do domicílio participantes das viagens; tipo de hospedagem escolhida; meio de transporte utilizado; principais Unidades da Federação de destino; entre outras abordagens. Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2017, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.


Assuntos:
Domicílios; Estatística; Levantamentos domiciliares; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua; Turismo

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : turismo : 2019; PNAD contínua : turismo : 2019
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2022 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística