Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101690
Nº de chamada: 338.22:614(81)-C759c
Complemento 1: n. 71
ISBN: 9788524045189
Tipo de material: livro
Título: Conta-satélite de saúde : Brasil : 2010-2017
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2019
Descrição física: p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
As contas-satélites são uma extensão do Sistema de Contas Nacionais. Elas permitem a elaboração de análises sobre o perfil e a evolução de um determinado setor, de forma comparável ao total da economia medido pelas Contas Nacionais.
Com a divulgação da Conta-Satélite de Saúde do Brasil, fruto de esforços interinstitucionais desenvolvidos com a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, e o Ministério da Saúde, o IBGE apresenta, neste informativo, comentários analíticos sobre a estrutura produtiva e a dinâmica do setor de saúde no Brasil, oferecendo um panorama dos seus recursos e usos no País no período de 2010 a 2017.
A exemplo das edições anteriores, são contempladas três perspectivas de análise desse setor econômico: da despesa, que trata do consumo final de bens e serviços de saúde pela população residente; da produção, que aborda a participação das atividades relacionadas à saúde na composição do valor adicionado total da economia; e da renda, que mede a participação do setor na geração de postos de trabalho e renda no País. As notas técnicas sobre o tema são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas trazem considerações de natureza metodológica sobre o estudo, bem como um glossário com os conceitos considerados relevantes.
A Conta-Satélite de Saúde do Brasil está em conformidade com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e seus resultados são estruturados segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. Eles, portanto, podem ser comparados aos do Sistema de Contas Nacionais para estimar a participação da saúde no total da economia brasileira e efetuar análises comparativas ao longo do tempo.



Assuntos:
Brasil; Contas nacionais; Economia da saúde; Estatística; Indicadores de saúde; Indicadores econômicos; Política de saúde; Serviços de saúde

Entidade Secundária: Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil); Brasil. Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; IBGE. Coordenação de Contas Nacionais; IPEA
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística