Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101687
Nº de chamada: 311.21:008(81)-S623s
Complemento 1: n. 42
ISBN: 9788524045165
Tipo de material: livro
Título: Sistema de informações e indicadores culturais : 2007-2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2019
Descrição física: 264 p.
Notas: Desde 2004, o IBGE vem desenvolvendo uma base consistente e contínua de informações e indicadores relacionados à cultura, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, elementos para análises setoriais mais aprofundadas. Para tal, foram realizados, ao longo do tempo, estudos com indicadores produzidos pelo próprio Instituto. A presente edição do estudo reflete os dados mais recentes disponíveis no momento da conclusão deste volume e incorpora inovações.
Para atualizar o escopo da produção de bens e serviços culturais no País no período considerado, foram utilizadas informações das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE e das pesquisas econômicas por empresas (Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa, Pesquisa Anual de Comércio - PAC e Pesquisa Anual de Serviços - PAS), enquanto os gastos governamentais e das famílias relacionados à cultura foram obtidos das Estatísticas Econômicas e Financeiras das Administrações Públicas e da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, respectivamente. As principais inovações trazidas nesta edição se referem à agregação de três bases de dados: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, responsável pelas estatísticas sobre as características da população inserida no setor cultural, permitindo recortes regionais até o nível de Municípios das Capitais, a existência de televisão de tela fina nos domicílios, e aspectos do uso de telefone móvel celular e da Internet pela população; a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC, contemplando o acesso potencial a equipamentos culturais e meios de comunicação presentes nos municípios; e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, a partir do qual foi possível construir um índice de preços da cultura para mensuração do custo de vida relacionado ao consumo de bens e serviços abarcados por esse setor, refletindo o comportamento, ao longo do tempo, dos preços de uma cesta fixa de produtos predominantemente utilizados para tal fim.
A publicação traz considerações metodológicas, em que se destacam a descrição e a classificação das atividades econômicas ligadas à cultura e a sua correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, informa as principais características das pesquisas utilizadas como fontes de informação, e analisa os indicadores selecionados para a delimitação desse setor produtivo sob variadas perspectivas. O recorte de análise utilizado nesta edição incluiu setores econômicos direta e indiretamente relacionados à cultura, gastos públicos e privados, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, limitações e potencial de fruição cultural a partir de equipamentos culturais, meios de comunicação e acesso à tecnologia. A partir das fontes utilizadas e do recorte proposto, mostra-se a variabilidade temporal e espacial dos indicadores, além de pontuar desigualdades sociais. A publicação inclui ainda um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.
O conjunto dessas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet, onde pode ser consultado o plano tabular detalhado do estudo, com estimativas e coeficientes de variação, quando aplicáveis.
Inclui glossário e bibliografia.


Assuntos:
Brasil; Cultura; Estatística; Indicadores econômicos; Indicadores sociais; Pesquisa; Política cultural; Serviços de informação

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Série Secundária: Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296

Download(s):

liv101687.pdf

© 2020 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística