Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101684
Nº de chamada: 551.435.62(81)-M174r
ISBN: 9788524045158
Tipo de material: livro
Título uniforme: Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil
Título: Suscetibilidade a deslizamentos do Brasil : primeira aproximação
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2019
Descrição física: 54 p.
Notas: Os eventos de deslizamentos têm provocado, quase todos os anos, diversos problemas à sociedade, como destruição de edificações e equipamentos urbanos, prejuízos em atividades produtivas, impactos ambientais e perdas de vidas humanas, principalmente quando próximos ou inseridos em áreas urbanas. No Brasil, esses eventos causam grande preocupação à sociedade civil e às autoridades governamentais, pois, devido às características de seu meio físico, seu clima tropical e à alta pluviosidade, o País apresenta um conjunto de fatores que favorecem, em algumas regiões, o desencadeamento de tais fenômenos. Soma-se ainda a esse cenário uma dinâmica de uso e ocupação da terra muitas vezes desordenada, o que potencializa a incidência dos eventos de deslizamentos e agrava seus impactos.
No Território Nacional, o Serviço Geológico do Brasil - CPRM tem produzido Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações nas escalas 1:25 000 e 1:50 000, desde 2012, com informações para o inventário sobre a suscetibilidade a deslizamentos em municípios prioritários sujeitos a essas ocorrências. No entanto, apesar de constituírem elementos de comprovada utilidade para o planejamento do território, existe, ainda, uma lacuna considerável de informações sobre o tema, tornando necessária, cada vez mais, a realização de estudos dessa natureza no País.
Sensível à extrema importância de tal questão, o IBGE traz a público, neste segundo volume da coleção Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil, uma primeira aproximação do Mapa de Suscetibilidade a Deslizamentos do Brasil, compatível com a escala 1:1 000 000, utilizando para tal bases de dados do próprio Instituto, nas áreas de Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Vegetação, e Uso e cobertura da terra, bem como informações provenientes de fontes externas.
Os resultados deste estudo, embora ancorados em bases e conceitos presentes na literatura internacional, possuem um caráter informativo e, dessa forma, têm a função de propiciar um conhecimento geral sobre a suscetibilidade a deslizamentos aos diferentes públicos. Assim, ressalta-se que o Mapa de Suscetibilidade a Deslizamentos do Brasil ora apresentado não pretende e nem deve ser utilizado para fins de planejamento ou gestão ambiental e territorial local, ou para obras de engenharia, tampouco se propõe a substituir o excelente trabalho do CPRM. Seu objetivo é representar o País como um todo e propiciar o reconhecimento de áreas de interesse para o aprofundamento de pesquisas relacionadas ao tema.
A publicação, vastamente ilustrada, está disponibilizada no portal do IBGE na Internet. Tratando-se de uma primeira aproximação, espera-se que as informações divulgadas neste estudo se submetam às críticas bem-vindas da sociedade civil e dos especialistas.


Assuntos:
Brasil; Deslizamentos (Geologia); Geologia

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais

Download(s):

liv101684.pdf

© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística