Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101676
Nº de chamada: 581.9(81)-B615b
Complemento 1: v. 45
ISBN: 9788524045103
Tipo de material: livro
Título: Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil : compatível com a escala 1:250 000
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais
Ano: 2019
Descrição física: 164 p.
Notas:
Bibliografia: p. 125-138.
O mapa Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil: compatível com a escala 1:250 000
contempla aperfeiçoamentos na representação dos limites e incorpora atualizações e avanços conceituais e tecnológicos, com destaque para o aumento da resolução, tanto espacial quanto espectral e temporal, das imagens orbitais. Ele busca, assim, atender as expectativas de diferentes setores da sociedade interessados em um mapeamento mais detalhado que o oferecido no Mapa de biomas do Brasil: primeira aproximação, divulgado, em 2004, na escala 1:5.000 000, em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.
Com o lançamento deste relatório metodológico, o IBGE tem a satisfação de apresentar as bases teórico-conceituais e os referenciais metodológicos que fundamentaram e nortearam a elaboração da presente versão do Mapa, bem como os procedimentos específicos, justificativas e tomadas de decisão atinentes ao desenvolvimento do traçado de cada um
dos limites entres os seis biomas existentes – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal – e o ambiente recém-introduzido: o Sistema Costeiro-Marinho.
O relatório, vastamente ilustrado com dados e fotos das expedições de campo realizadas
em áreas limítrofes dos seis biomas, reúne informações fundamentais sobre a metodologia utilizada na representação cartográfica dos ambientes considerados. As bases teóricas, os critérios técnicos e as diretrizes metodológicas para sua delimitação, levadas à discussão previamente com a comunidade científica externa, são apresentados e especificados para cada um desses grandes conjuntos da Natureza.


Assuntos:
Amazônia; Biomas; Brasil; Caatinga; Cerrados; Ecologia marinha; Limites; Mata Atlântica; Pampa; Pantanal Mato-grossense (MT e MS); Plantas costeiras

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais
Série Secundária: Relatórios metodológicos (IBGE), ISSN 0101-2843

Download(s):

liv101676.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística